10 Dicas para Aproveitar o Final de Ano para Organizar a Casa

Quando o ano chega na reta final paramos para refletir sobre o que aconteceu ao longo dos 12 últimos meses vividos: as experiências boas, as ruins, o que desejamos levar para nossa vida adiante, o que achamos melhor deixar para trás ou o que queremos mudar.

Isso vale para diversas frentes de nossas vidas: relacionamentos, angústias, vida profissional e amorosa. Por isso, nada mais justo do que fazer isso também como que temos dentro de nossas casas: roupas, objetos, documentos, móveis, alimentos…

Então vamos aproveitar esse momento oportuno do encerramento do ano para encerrar um ciclo e deixar sua casa e sua rotina preparadas para a transformação que virá com o novo ano.

Seguindo esses 10 passos seu ano começará com novas energias e rotinas!

De frente para o armário


Está comprovado que roupas e sapatos que não foram usados por um ano não serão mais usados. Então para que ocupar espaço com que não é necessário? Faça desse momento uma diversão!

Reserve alguns minutos do seu dia para experimentar peças e combinações de roupas que há muito tempo estão separadas e até mesmo intocadas num cantinho obscuro do armário. Não se esqueça das bolsas e sapatos: os que precisam de reparo, separe e leve ao sapateiro antes do ano terminar! Os que estão velhinhos, doe sem medo, aproveite o final de ano para fazer o bem!

Faça um dinheirinho

O final de ano é um ótimo momento para promover um bazar entre amigos para uma troca de roupas móveis livros e objetos que você não deseja mais ocupar espaço na sua casa mas que estão em ótimo estado para uso. Além de reencontrar amigos queridos, você estará destinando objetos com sua história para casas de pessoas que também farão história.

Outra opção é a venda em sites de desapego como enjoei.com, OLX e MercadoLivre por exemplo. Essa é uma opção sustentável para que aquele produto tenha um novo ciclo de uso e você ainda recupera um dinheirinho que pode ser convertido em uma viagem ou experiência bacana no final do ano.

Tem conserto?


Faça uma limpa de todos os eletrônicos e eletrodomésticos que possam estar encostados por não estarem funcionando. Falta uma peça? Quebrou de vez? Vale a pena consertar? Analise com honestidade o que você usa e deve reparar, o que vale a pena reparar e destinar para outra pessoa ou o que já não tem mais jeito e deve ser descartado. afinal não faz sentido qual. Se não tem funcionalidade, certo?

Hora da brinquedoteca


O espírito natalino de fim de ano é excelente para tocar o coração das crianças, doando os brinquedos para quem não tem com o que brincar. Que tal ajudar os filhos selecionando brinquedos que não vão usar mais e levando-os a um lugar em que eles possam entregar o brinquedo pessoalmente para outras crianças?

Móveis repaginados
Nem sempre os móveis estão no melhor lugar e caso estejam incomodando, essa é a hora de destinar outra casinha/cômodo para colocá-lo. Aproveite também para dar uma repaginada na peça, estilizá-la e deixá-la mais com sua cara! Às vezes trocar um tecido, lixar e pintar dão outro visual sem gastar muito e podem render uma tarefa manual bacana!

Documentos em dia


Aproveite agora pra verificar a validade de todos documentos: identidade, carteira de motorista, passaportes e carteira de vacinação. Já anote na agenda ou deixe um lembrete no celular quando será o momento de renová-los ou se já seria melhor aproveitar o período das férias para adiantar isso!

Use aquela louça bonita
Todo mundo tem aquele jogo de louças lindo e que guarda para as visitas, né? Não faça uma mesa bonita só pra quem vem de vez em quando na sua casa, você também merece! Uma refeição em família, qualquer refeição deve ser valorizada e bem tratada, então coloque em uso agora, sem dó!

Alimentos, atenção!
Essa época do ano exige atenção dos alimentos por vários fatores: é verão e devemos garantir o bom mantimento de temperatura. Também temos as festas, período em que recebemos convidados e geralmente as receitas são mais elaboradas, as bebidas mais abundantes, então devemos fazer um check-list para não comprar demais e desperdiçar alimentos…

E também, temos as férias, então se você vai viajar, planeje-se para que a comida que fique em casa se mantenha conservada. Tudo o que é perecível deve ser consumido ou destinado pra consumo. Aproveite pra doar pra família e vizinhos antes de viajar e faça aquela geral no que passou do prazo de validade!

Cosméticos também têm validade
Dê uma geral em todos seus cosméticos: de maquiagens a hidratantes, confira tudo que está fora do prazo de validade e pode ser muito nocivo pra sua pele e saúde. Você não quer arriscar começar um ano com alergias, não é? Aproveite e faça uma listinha concisa de tudo o que precisa ser reposto, isso vai ajudar a ser objetiva na hora das compras.

Ano novo, contas em dia!


Aproveite para organizar suas finanças desde janeiro: faça uma tabela com a data de pagamento das suas contas, assim fica bem visual para você planejar o fluxo de entrada e saída de seu dinheiro e não perder o prazo de nenhum vencimento!

 

E aí, deu vontade de dar um gás e transformar a casa toda?

Começar no ano com energias completamente renovadas?

Esses 10 passos são apenas algumas dicas de manutenção de uma casa organizada. E, se você aplicá-los em uma casa que ainda não tem uma metodologia eficiente de organização, essas soluções serão apenas paliativas.

Pra uma transformação profunda e definitiva da organização da sua casa, você precisa de um MÉTODO. De técnicas eficientes e lógicas para manter a casa sob o SEU controle.

Parece impossível que tudo fique no lugar, né? No Reorganize Sua Casa eu te mostro que é tão possível, tão real, que não é a toa que diariamente eu recebo tantos depoimentos de transformação (e de gratidão) pelas transformações geradas em mais de 1500 lares das minhas alunas!

O Reorganize Sua Casa é um treinamento totalmente online, em que eu te levo pra minha casa, cômodo a cômodo, módulo a módulo, ensinando o método eficaz de organização que elaborei nos meus mais de 6 anos de experiência como organizadora profissional.

Vem entender como funciona, é tudo online, vem rapidinho me ouvir aqui: >>>CLIQUE AQUI<<<

2018 será o ano da sua mudança de casa, sem sair de casa 😉 Vem comigo!

#OrganizarTransforma

Priscila Sabóia

Sobre Priscila Sabóia

Priscila Sabóia, Personal Organizer Sou organizada desde pequenininha, blogueira, empreendedora, mãe de cachorro, casada e moro no Rio de Janeiro, Brasil.

Comentários

comentários