3 dicas pra ganhar tempo com sistemas de organização práticos e funcionais

Oiii, coisas lindas de titia 🙂

Você já deve ter me ouvido falar sobre sistemas de organização, né? Falei muito sobre isso na Semana da Organização, nas minhas aulas, vídeos, e também converso com os meus clientes sobre a importância de desenvolver um sistema que funcione pra todo mundo da casa.

Quando uso a palavra “sistema” parece que é algo complexo, mas não é bem assim. Na verdade, é bem simples. Exige que vc pare pra pensar em como a sua família usa determinados objetos, pense também na rotina, no dia-a-dia, na VIDA de vocês dentro de casa!

Deixa eu te fazer uma pergunta:

Onde vc guarda os temperos que usa na hora de cozinhar? Eles ficam no armário de mantimentos longe do fogão? Na despensa?

Ou você deixa os temperos perto do local onde usa? Numa bancada ao lado do fogão ou numa gaveta vizinha?

Colocar os temperos agrupados e próximos ao fogão é um sistema simples e funcional! Vai te poupar tempo e dor de cabeça. Viu como é fácil?

Eu sempre gosto de usar o exemplo da nossa bandeja de café da manhã. Eu deixo todos os itens do café juntinhos em uma bandeja na minha cozinha. Fica pertinho da cafeteira. Lá tem açúcar, adoçante, café, leite, óleo de coco, manteiga e por aí vai. Daí quando a gente acorda, vai pra cozinha, ninguém perde tempo andando de um lado pro outro, catando os ingredientes. Tá tudo agrupadinho na bandeja 🙂

Eu ainda coloco os remédios e vitaminas em uma cestinha pertinho da bandeja. Desse jeito eu não esqueço de tomar nenhum. Ainda mais agora, titia aqui grávida, vitamina pra isso, vitamina pra aquilo… É prático, fácil e FUNCIONAL!

Outra coisa que faço que me ajudou muito a ganhar tempo em casa foi a Santa Caixinha de Entrada. Gente, é incrível como algo simples pode fazer uma DIFERENÇA imensa na nossa rotina.

A caixinha de entrada como o nome já sugere, é uma caixinha que eu coloco pertinho da porta da casa. Pode ser uma cestinha, uma gaveta, o que for mais interessante pra você!

Quando a gente chega em casa coloca as chaves, óculos, carteira nessa caixinha, daí quando estamos de saída, não precisamos ficar procurando cada item desesperadamente e discutindo porque o outro não lembra onde colocou as chaves.

Você já brigou com o maridão ou com seu filho por causa da chave do carro que sumiu misteriosamente?

Pois é, outro benefício desse sisteminha simples é que a mesa de jantar fica livre pra gente usar para as refeições, sem ser um depósito de objetos de todos os tipos.

Já a minha bolsa eu coloco em um puff baú que fica também pertinho da porta de casa. É perfeito, na hora de sair, a bolsa tá lá me esperando, na hora de voltar, eu não jogo ela em qualquer canto, ponho no puff que é a casinha dela!

Você consegue enxergar os benefícios dos sistemas de organização?

Pensa em algo que você já possa fazer hoje mesmo aí na sua casa, pensa e conversa com a sua família, tá? Não adianta decidir sozinha, fazer e não avisar pra ninguém, ok?

Ah, depois me conta, compartilha comigo, quem sabe o seu sistema não funciona pra mim também, né?!

Ah, tem um vídeo que postei no facebook essa semana falando sobre esses sistemas de organização. Aperta aqui pra assistir 😉

Comentários

comentários