Como (não) descobrir o seu propósito…

Na verdade, eu gostaria de dizer pra você parar de tentar descobrir um propósito. Isso mesmo! Vou colocar aqui embaixo um texto de uma coach que eu adoro, Paula Abreu, onde ela fala exatamente sobre isso e com o qual eu me identifiquei muito!

Quando eu abandonei minha carreira corporativa pra virar Personal Organizer (algo que as pessoas nem sabiam – e ainda não sabem – o que é) eu achei que estava, no mínimo, maluca. Mas, eu entrei nessa porque sempre fui muito sensitiva (digamos assim) e sonhei que trabalhava com isso. Enfim, algum tempo depois descobri que o meu propósito estava ali: em ajudar as pessoas através da organização! Mas não foi da noite pro dia. Eu não acordei pensando: meu propósito de vida é esse! Não…sem sabia direito o que era propósito pra falar a verdade.

Quando comecei a estudar isso, me caiu a ficha: eu achei o meu propósito e não sabia. Portanto posso dizer pra você sem nenhum pudor: relaxa! O propósito vem. Agora, tem que ter propósito: de vida, de trabalho, enfim…mas tem que ter. você vai ver que a vida fica muito mais colorida depois disso. Enquanto isso, só restam algumas opções.

Dá uma olhada no texto dela.

Com vocês, Paula Abreu

________________________________________________________________________________

Grande parte do meu público busca meus textos, vídeos, workshops e coaching porque quer descobrir qual é o seu Propósito.

São pessoas que sabem que estão infelizes nos seus atuais trabalhos ou carreiras, mas não sabem, ainda, em que outros trabalhos ou carreiras poderiam ser mais felizes.

Talvez você conheça muito bem esse sentimento.

Eu também conheço.

Em 2012, quando abandonei uma carreira de 15 anos como advogada no mundo corporativo pra ser escritora, eu ainda não sabia ao certo em que tipo de trabalho ou carreira eu poderia usar a minha habilidade com a escrita pra fazer o que eu gostaria: inspirar pessoas a fazer escolhas conscientes em busca de uma vida e trabalho com mais Propósito.

Pois hoje eu vou dizer algo que pode, em um primeiro momento, soar um tanto chocante, vindo de mim:

Pare de tentar descobrir qual é o seu Propósito.

Isso mesmo. Pare. Já.

Quanto mais observo meus leitores e coachees, mais eu vejo que essa busca interminável por “qual é o meu Propósito” acaba, muitas vezes, sendo mais um motivo para a procrastinação.

Você está tentando descobrir qual é o seu Propósito. Não consegue. E, enquanto não consegue, você fica paralisado. Muitas vezes, naquele seu emprego chato que consome a sua alma aos poucos. Esperando que seu propósito caia dos céus nas suas mãos, escrito em letras douradas e trabalhadas num papiro precioso.

Então segue o primeiro grande segredo surpreendente do dia: isso não vai acontecer.

Simplesmente. Não. Vai.

Muito pelo contrário: enquanto você tenta intelectualmente descobrir qual é o seu Propósito lendo livros, fazendo exercícios, refletindo, a sua vida caretona está lhe bloqueando de se sentir inspirado.

E eis agora o segundo grande segredo surpreendente do dia: é exatamente a sua inspiração que te reconecta com o seu Propósito.

E pra deixar você sem ar de vez, o terceiro grande segredo surpreendente do dia: você pode, sim, ter mais de um Propósito ao longo da sua vida. É, como tudo no mundo, seu Propósito também pode mudar.

O que você precisa fazer, urgentemente, é parar de tentar descobrir qual é o seu Propósito e, pra ontem, se comprometer a liberar tudo o que lhe bloqueia de se sentir inspirado.

Pra gente se sentir inspirado, a gente tem que alimentar a nossa inspiração. Se preparar. E a gente faz isso tanto ingerindo comidas e bebidas que nos dão energia e vitalidade, quanto praticando atividades que nos trazem alegria e paz.

Então pense o seguinte: o seu Propósito provisório é se inspirar.

Se pergunte, e responda honestamente:

  • você está, hoje, ingerindo alimentos e bebidas que energizam o seu corpo?
  • está devidamente hidratado?
  • está dormindo, se exercitando, comendo, gesticulando e falando com as pessoas com a paixão necessária pra você ter a energia e vitalidade que você merece?
  • você está separando pelo menos 20 minutos do seu dia para simplesmente ser você? (dica, você pode simplesmente ser você fechando os olhos e respirando fundo, ou escutando a sua música preferida, ou lendo um livro que lhe inspira, ou caminhando na natureza, ou simplesmente sentando num banco de praça e observando as nuvens no céu).

 

Se ficar se perguntando qual é o seu Propósito não tem ajudado muito, vamos fazer algo diferente. Como já dizia Einstein, é loucura continuar fazendo a mesma coisa e esperando resultados diferentes.

Com estas respostas nas mãos, trace um plano. Faça tudo o que estiver ao seu alcance pra liberar todos os seus bloqueios e se inspirar.

Fazendo isso, quando você menos esperar, você vai automaticamente se reconectar com o seu Propósito.

E até lá, em vez de sofrer, você estará cuidando de si mesmo e levando uma vida com muito mais Propósito.

 

Viu? Pare, relaxe e apenas fique atento as oportunidades que surgirem a sua volta!

E se o seu propósito é apenas ser feliz, viver uma vida mais leve, com mais tempo pra vc e sua família (ou seja, todo mundo quer né?) vem comigo iniciar essa jornada em busca da organização mental e da casa…

Na Semana da Organização, de 5 a 12 de Março, eu te ensino como e 100% ONLINE e 100% GRATIS, vem ver: www.semanadaorganizacao.com.br

Comentários

comentários