Como desfazer a mala de viagem com eficiência

Eu acabei de voltar de Orlando (aliás, fiz uma meeega cobertura do meu dia a dia no meu Instagram, se vc ainda não me segue, pode seguir que sempre tem dicas nos meus stories!) e mais do que nunca essa viagem me fez pensar no quanto a organização é fundamental pra assegurar nosso bem-estar e nossa saúde mental também!

Cenário

O grande motivo dessa viagem foi um evento de trabalho. Mas claro que eu e Hugo também aproveitamos para nos divertir, afinal, ninguém é de ferro né? Não pude resistir em dar um pulinho pra ver o Mickey hahaha

Mas, esse evento calhou com mais miiiil coisas que estavam acontecendo ao mesmo tempo (pra variar, parece que quando acontece, vem tudo junto!) e tive pouquíssimo tempo pra me preparar pra viagem…

Fiz minhas malas na noite anterior, deixei o Google sob os cuidados da família e lá de Orlando mesmo preparei vários materiais para dar início para a mais nova turma do Método Reorganize! Sim, trabalhei algumas horinhas entre um parque de diversões e outro hahaha Ufa, foi uma loucura, mas sobrevivemos graças a familiaridade com nossa querida amiga organização!

E a organização não termina junto com a viagem não: a organização sempre está presente! Principalmente nessa volta pra realidade, pra rotina…

Por isso, vou compartilhar aqui umas dicas rápidas, mas fundamentais pra você fazer assim que voltar de qualquer tipo de viagem: seja ela de negócios, lazer, avião, carro…

Assim que chegar

O lema é: Xô preguiça, Oi agilidade! 

Quando chegar em casa, assim que matar as saudades dos pets e da família, mesmo que tenha sido uma viagem exaustiva, resista à tentação de encostar a mala e ir dormir!

Sério, por mais difícil que isso seja (eu sei, entendo muito bem o que é dirigir longas horas ou ir amassadinho no ônibus ou avião haha), a melhor coisa que você faz é logo abrir a mala e não pensar muito!

Tipo tirar band-aid da ferida mesmo: só faz!

Uma ideia legal, caso tenha alguém em casa que estava esperando sua chegada, é ir conversando com a pessoa, contando as novidades e mostrando algumas compras enquanto você faz esse processo de desfazer a mala.

É um ótimo jeito de unir o útil ao agradável e você ainda pode ganhar uma mãozinha extra!

Triagem

Abriu a mala? Parabéééns, você já deu um grande passo!
O primeiro a se fazer é separar as roupas que são pra lavar. Pra evitar vai e vem, já coloca o cesto ou um balde do seu lado e vai empilhando e já separando por cores ou pela forma que serão lavadas (isso economiza maior tempo na lavagem também)

O que estiver limpo (ahááá, com certeza você levou roupa que nem usou, né? haha – tudo bem, todos fazemos isso!) você faz uma pilhazinha ORGANIZADA.
Nada de tumultuar as roupas limpas: já vai categorizando as peças por tipo (calças, blusas, casaquinhos) ou por porta de armário em que isso é guardado.

Esse truque é simples e parece óbvio, mas é impressionante como muitas vezes se a gente não estabelecer essa regrinha, gastamos maior tempão no vai e vem pra guardar tudo.

Dê rumos

Encaminhe o que for de outras pessoas (dos seus filhos, marido) para os respectivos quartos e o que for cosmético, já deixa lá na pia do banheiro! Ir setorizando ao longo do processo, é o melhor jeito de voltar com tudo para as casinhas.

Souvenirs, presentinhos e itens que são destinados à pessoas que não moram em casa, podem ser colocados todos juntos numa “caixa de saída”, pra você lembrar de entregar para os novos donos 🙂

Mala fechada, lembre-se também de guardar todo tipo de papelada e documentação que você não utiliza no dia a dia. Passaportes, carteiras de vacinação, etc, vão direto pras pastinhas identificadas, pra garantir que não se percam!

É, não é o fim.
Você vai precisar guardar tudo, lavar as roupas.

Mas mesmo que você não organize 100% de tudo o que trouxe, só de fechar a mala, limpar e guardá-la, tirar aquele “trambolinho” de vista, a sensação de tarefa 70% concluída vai ser motivadora!

Aproveita essa empolgação de volta de viagem e já vai no pique! Isso vai virar um hábito e vai te ajudar demais (até mesmo no ânimo de logo ter roupas limpas haha)

Lembre-se sempre: #OrganizarTransforma seus hábitos, rotinas e até sua viagem!

Priscila Sabóia

Sobre Priscila Sabóia

Priscila Sabóia, Personal Organizer Sou organizada desde pequenininha, blogueira, empreendedora, mãe de cachorro, casada e moro no Rio de Janeiro, Brasil.

Comentários

comentários