Como vencer a ansiedade com organização?

Você deve estar pensando: para escrever sobre isso, a pessoa deve ser um a monge. 

MAS, a verdade é que sou muito ansiosa.

“Vivo” no futuro. Esperando algo que pode acontecer, mas que pode dar errado, que também pode dar certo ao mesmo tempo. Entendeu? hahaha

Você já se sentiu assim alguma vez? Provavelmente muita gente já disse que você tem se medicar e deu vários conselhos. Eu mesma já recorri aos remédios…

Mas hoje eu queria te aconselhar sobre algo que funciona de verdade.

Descobri no meu trabalho, na organização, uma forma maravilhosa de conter a ansiedade.

Bom, desde que me entendo por gente sou ansiosa. Isso quer dizer exatamente o que? Que eu sou uma pessoa elétrica, que não pára um segundo, que não se encaixa nos padrões da sociedade e tem que inventar algo diferente pra fazer como propósito de vida e que, como diria Ivan Lins, tem “esse seu jeito de achar que a vida pode ser maravilhosa”.

Eu sempre estudei muito isso para tentar ter controle sobre a minha ansiedade, cheguei à algumas conclusões recentes que vem dando certo pra mim e resolvi dividir pois pode dar certo pra você também. Mas antes de ler, peço que tenha a mente bem aberta e entenda que até pouco tempo atrás eu achava tudo isso uma grande bobagem…

Topa vir comigo?

  • Meditar

Ok, se você é ansioso já deve estar pensando: “Tá louca, eu não consigo meditar! Eu não paro quieta, como é que vou meditar?”

Confia em mim! No início não é muito fácil, você acha que tá fazendo tudo errado. Mas tem aplicativos que ajudam a fazer isso, tipo 5 minutos por dia e já dão uma paaaz…

Comecei usando um aplicativo chamado 5 minutos. Ele te ensina a meditar, mostra que tipo de posição você deve fazer e o que deve tentar trazer pra sua cabeça naquele momento. Usei ele durante muito tempo. Depois que aprendi a meditar, a colocar a minha mente no lugar, parece que a musiquinha que toca já vira uma âncora pra te trazer de volta pro eixo.

O aplicativo é de graça e em português.

Outro aplicativo muito legal e mais intenso, é o Headspace. Ele te guia em várias meditações e vai aumentando o “nível de meditação” conforme você vai fazendo mais e mais. É em inglês e tem um pacote grátis pra você testar. 

E onde entra a organização aqui? O ideal é que você comece organizando sua rotina pra meditar 1x por dia. Pra ir acostumando e “pegando o jeito”, depois isso vira quase um chá ou café. Que você “toma” toda vez que sente necessidade.

  • Estar no momento presente

Aí você pensa: ihhh lá vem ela com esse papo de momento presente. Ou o que chamamos de mindfullness

Estar no momento presente é algo muito complicado hoje em dia, já que temos tanta informação vinda ao mesmo tempo de todos os lugares. Imagina isso pra uma pessoa ansiosa. Ela acaba não conseguindo focar, não produz direito e acaba não fazendo o que é necessário. 

Olha, tem um aplicativo que ajuda pra caramba também. Quando você vê, só está pensando no que ele sugeriu, no momento presente e esquece (pelo menos por alguns minutos) todo o resto. Isso te ajuda MUITO a focar. Pra complementar: quando você fizer esse exercício (que dura de 2 à 5 minutos) aproveite pra se perguntar também se o que você está fazendo naquele momento vai te levar aonde você quer. 😉

Eu uso o aplicativo Zenify, onde você pode marcar em que horários quer que ele te lembre de “estar presente”. Ele vai soar um alarme e vai sugerir um exercício rápido, de 2 à 5 minutos. Exercícios que chegam a ser engraçados, mas que te trazem pro momento presente rapidinho.

Se organize pra começar com algumas pausas ao longo do dia, talvez horários em que você sabe que fica mais desfocado.

  • Músicas

Não é qualquer tipo de música… Quando você estiver trabalhando, estudando, lendo ou até caminhando algumas músicas podem te tirar do sério. Você tem que escutar músicas que façam parte daquele momento.

No caso do trabalho, da l