Faxina de início de ano

A maioria das pessoas associa o período do ano novo com renovação – por isso, hoje vamos falar de um jeito ótimo de entrar em 2017 com as energias recarregadas e aquele sentimento leve e otimista: uma faxina de início de ano.

Leia abaixo para aprender algumas dicas super úteis sobre como fazer uma limpeza completa para começar o ano com tudo em cima.

Comece o ano mais leve

Calma… não estou falando em comer pouco na ceia de Natal! Comece um ano mais leve se livrando de objetos e roupas que não usa mais. Já diz o ditado: quem não se livra do velho não abre espaço para o novo!

Comece pelo quarto: faça uma limpa no seu armário e veja quais roupas podem ser doadas, consertadas, transformadas ou até vendidas. Muitas vezes até as roupas manchadas têm salvação (sabe como tirar mancha de gordura da roupa? Veja aqui como remover essa e outras manchas comuns).

Na cozinha, retire tudo das gavetas e armários e veja se realmente ainda precisa aquela batedeira que estava juntando poeira há mais de cinco anos. Faça o mesmo com os itens nas gavetas e armários do banheiro.

Quando fazer a faxina?

Enquanto algumas pessoas preferem fazer uma grande faxina já na primeira semana do ano para praticar o “desapego”, outras preferem esperar até as férias acabarem para aproveitar um pouquinho mais. Qualquer que seja sua preferência, escolha um dia que você pode dedicar várias horas à limpeza (e quem sabe recrutar a família para ajudar!).

Hora de tirar o pó

Passe o espanador por toda a casa, mesmo se precisar subir em uma cadeira ou escada para alcança aqueles lugares que não veem uma limpeza há tempos. Abra as janelas para o ar circular, e depois passe o aspirador por todos pisos e superfícies. Essa é a hora de limpar mesmo. Por isso, mova os sofás, geladeira, camas, etc., e passe o aspirador com cuidado.

remover-odores-do-tapete-2

Papéis e mais papéis

Contas, listas, recibos, cartas, cartões e mais algumas contas. Que tal dar um jeito nos papéis que você acumulou durante o ano? Examine com cuidado para não jogar fora algo importante, e aproveite para organizar aquilo que não vai para o lixo.

Plantas e jardim

Se você tem plantas dentro de casa, uma boa ideia é trocá-las por plantas diferentes para dar um novo visual ao ano que está chegando. Faça também uma limpeza geral no jardim, aparando a grama, vendo a situação das flores e até mesmo plantando sementes novas.

Agora que você viu como tirar mancha de gordura da roupa, se deu conta que aquela montanha de papéis pode diminuir e teve a ideia de trocar algumas plantas dentro de casa (e mais!), mãos à obra: uma boa limpeza e um ótimo início de ano!

cleanner floor


Priscila Sabóia

Sobre Priscila Sabóia

Priscila Sabóia, Personal Organizer
Sou organizada desde pequenininha, blogueira, empreendedora, mãe de cachorro, casada e moro no Rio de Janeiro, Brasil.

Comentários

comentários