Benditas manchas…

Na correria do dia a dia , e principalmente nas festa de final de ano, muitas vezes nos deparamos com manchas surpresas nas roupas. Algum respingo de vinho, um esbarrão em um local sujo, um arranhão que fez com que algumas gotas de sangue deixassem sua marca no tecido ou aquela sua peça favorita que ficou com marcas de suor (principalmente na roupa branca do ano novo!!). É algo desagradável, mas nada desesperador!

vinho

Antes de tratar dos cinco casos específicos mais desesperadores, há algumas medidas que devem ser tomadas independentemente do tipo de mancha com a qual nos deparamos:

  • Mantenha a calma.
  • Não deixe para depois. Se possível, remova a mancha imediatamente após o incidente, para que ela não se fixe na fibra do tecido.
  • Siga as recomendações na etiqueta da roupa.
  • Não lave a peça sem antes tratar da mancha (ouviu? simplesmente jogar na máquina, não resolve!)

Passados esses primeiros momentos, veja o que fazer para deixar as roupas como se nada tivesse acontecido nos seguintes casos:

  • Graxa

 Uma das grandes vilãs, a graxa sairá se você aplicar uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre sobre o local atingido e deixar agir por alguns minutos. Depois é só lavar a peça normalmente.

  • Desodorantes e suor

 A efetividade dessa medida vai depender do tipo de reação que o desodorante tem com o suor e o tecido. Se a roupa for clara, pode-se aplicar água oxigenada sobre a mancha, deixar 5 minutos e lavar com água morna. Caso a roupa seja mais escura, isso pode fazer com que ela desbote. Nesse caso, mergulhe a peça na água fria e aplique vinagre na região. Depois esfregue suavemente o local afetado.

  • Sangue

Saber como tirar mancha de sangue é algo importante principalmente para quem tem crianças pequenas, que volta e meia se ralam e acabam manchando a roupa de um dos jeitos mais difíceis de lidar. Para um jeito bem prático de como tirar mancha de sangue da roupa, confira este artigo aqui.

  • Vinho tinto

 Derramou vinho naquele vestido especial? Uma forma muito eficaz é derramar vinho branco sobre a mancha uns cinco minutos antes de lavar a roupa. Se não quiser abrir uma garrafa para isso, vinagre de vinho branco também funciona. É só lavar com sabão de boa qualidade depois que a mancha vai embora.

É claro que o ideal é sempre evitar esses incidentes. Mas, caso algo inesperado aconteça, é só seguir as instruções dadas aqui que tudo vai ficar bem.

E aí, você conhece mais alguma forma prática e eficiente de remover manchas das roupas? Comenta aqui vai…divide seu segredinho com a gente!! 😉

Comentários

comentários