Quadro de recompensas: motivando as crianças

Ninguém gosta muito de tarefas, né? Nós, mesmo adultos, se a gente pudesse a gente evitaria, com certeza!! Então será que isso não é um bloqueio pras crianças também?

É difícil fazer a família contribuir mesmo… Mas com uma técnica bem estruturada, dá pra fazer as crianças se envolverem bastante nas questões domésticas. E olha, isso é bom não só pra você, mãe, mas é bom pra criar independência e autonomia no seu filho. Ele vai crescer sabendo se organizar, olha que maravilha!!

E minha dica é essa: crie um quadro de recompensas, ao invés de um quadro de tarefas. Parece uma diferença boba, né? Mas essa sutileza de abordagem faz com que automaticamente a criança mentalize o benefício por trás da tarefa, e não a tarefa apenas pela tarefa. Entendeu? Muito mais motivador!

Distribua essas tarefas ao longo da semana de maneira dinâmica, pra criança não se entendia, e de acordo com a faixa etária, claro, respeitando as limitações.

Muuuito importante: inclua os adultos dentro desse quadro também, pra que a criança assimile que todos da casa fazem a sua parte, que ela está participando de um processo colaborativo, em que todos estão envolvidos.

Por fim, sempre conecte as recompensas de acordo com o interesse da criança e seu “desempenho”. Determine alguns níveis de recompensas, tipo uma medalha de ouro, prata e bronze sabe? Isso vai estimular a criança a se dedicar e se esforçar para o melhor e faça disso um momento divertido! Afinal, brincar é a melhor parte 😉

Quer saber como engajar a família toda na organização da sua casa? Vem comigo na Semana da Organização, um evento 100% ONLINE e 100% GRÁTIS de 5 a 12 de Março! Faça parte aqui: www.semanadaorganizacao.com.br

Comentários

comentários