5 dicas para manter sua casa ainda mais organizada

Pequenos detalhes fazem toda a diferença na organização da casa. Objetos que não estão bem posicionados, exagero na decoração, quadros mal colocados, acúmulo de papéis e até mesmo mistura de cores que não combinam entre si, podem deixar sua casa com uma aparência bagunçada e muitas vezes até mais desorganizada do que realmente está. Para evitar esse problema e deixar a limpeza da casa mais prática, confira 5 dicas de organização!

Man using laptop in home office

Por onde começar?

Para organizar sua casa, alguns itens serão necessários que você tenha em mãos. Gavetas limpas, caixas, potes, pastas e outros tipos de organizadores irão fazer toda a diferença na organização, deixarão a limpeza da casa mais prática e ainda você terá mais facilidade para encontrar tudo o que precisa. 

1) Não esqueça mais suas chaves

Os ganchos e porta-chaves são uma ótima opção, contudo, você terá que furar as paredes e ainda poderá prejudicar a decoração. Para resolver o problema, deixe um aparador ou outro móvel perto da porta de entrada da casa e sobre ele coloque uma bandeja ou até mesmo uma tigela que combine com a decoração. Nesse espaço você pode deixar além de suas chaves, sua carteira, celular e até mesmo cartas. Além de deixar o espaço organizado, ficará muito mais fácil de encontrar os objetos básicos do cotidiano.

chaves organizadas

2) Quadros e fotos

Tudo que está demais e em quantidades exageradas prejudicam a decoração e a organização do ambiente. Evite deixar muitas fotos espelhadas pela casa. Opte por um álbum digital, um álbum tradicional ou um foto livro que contenha apenas suas fotos preferidas. Se ainda assim quiser utilizar porta retratos, defina um determinado espaço da casa, o aparador é uma ótima opção, e deixe porta retratos que sejam do mesmo modelo ou modelos semelhantes. A mesma dica vale para os quadros. Não exagere nas quantidades e deixe-os sempre centralizados de acordo com o piso e com os móveis. 

Armchair and entertainment center in living room

3) Coleções e papéis

O acúmulo de papéis, principalmente na mesa de trabalho e do computador, podem se tornar uma grande bagunça rapidamente. Para resolver este problema, guarde apenas os documentos importantes. Quanto mais folhas você puder descartar é melhor. Além disso, separe os papéis e documentos em pastas que podem ser guardados em caixas e gavetas. Deixe sempre as pastas e caixas etiquetadas para facilitar o processo de organização. Na mesa de trabalho deixe apenas o que for muito necessário, como canetas, agenda e um bloco de anotações.

Se você faz coleção de revistas, jornais, cd’s ou dvd’s, separe tudo em caixas etiquetadas para não ocuparem tanto espaço no ambiente. Se você não faz coleção, jogue fora as revistas e jornais velhos. Caso você queira guardar uma matéria em especial, escaneie ou tire uma cópia e guarde em pastas.

4) Cada coisa em seu lugar

O acúmulo de objetos resulta na desorganização. Para que o local fique mais arrumado, deixe tudo em potes e caixas devidamente etiquetados. Produtos de limpeza, produtos de higiene, curativos e remédios e produtos de banho devem ficar em caixas e cestos para facilitar o acesso. Além disso, deixe visível apenas as caixas onde estão os produtos de uso diário. Guarde o máximo possível os outros produtos. Atente-se a validade dos produtos e sempre jogue fora os que já passaram do prazo e/ou que você não usa. Deixe sempre visível os produtos que estão abertos para que você possa usá-los antes do prazo de validade.

Organizing jars in laundry room

5) Faça o bem para alguém: doe

Separe roupas, sapatos e peças de cama, mesa e banho e doe para quem precisa. Você estará fazendo o bem para a sociedade e ainda abrindo espaço em seus armários para deixá-los mais organizados. Além disso, separe as peças de acordo com as estações e faça pilhas pequenas para ficar mais fácil de achar as roupas e para amassarem menos.

USA, Illinois, Metamora, Cardboard box with clothes in living room

Com detalhes pequenos em nosso cotidiano podemos manter nossa casa sempre organizada, acolhedora e prática para a rotina da semana. 

Couple holding ruler in shape of house

Fonte: daqui