5 Perguntas para melhorar o seu planejamento nesse novo ano

Já falei algumas vezes aqui do Christian Barbosa! Ele é o autor do livro “A tríade do tempo”(maravilhoso!!) e de alguns outros tantos que falam sobre tempo e produtividade.

Esses dias recebi um email dele falando sobre o planejamento do Ano Novo. Como ainda estamos nesse iniciozinho de ano, começando bem devagar porque no Brasil o ano acaba começando mesmo depois do Carnaval, que tal se fazer essa perguntas para melhorar o seu planejamento para 2016?

Veja o que ele nos propõe:

1 – Maiores Aprendizados

O que o ano que passou trouxe que fez você crescer como pessoa ou profissional? Que problemas você teve de enfrentar? Que coisas você não repetiria nunca mais na sua vida? E que coisas você repetiria sempre que possível?

2 – Oportunidades Perdidas

O que você deixou de escapar no ano passado? O que fez você perder a oportunidade? O que faria você aproveitar a oportunidade em uma próxima vez? É possível reaver a oportunidade que foi perdida? Como?

3 – Pessoas Importantes  

Quem foi importante para você em 2015? Como você retribuiu essas pessoas importantes? Quem você precisa cortar da sua lista de relacionamento? Quem você disse mais “sim” querendo dizer um “não”?

4 – Metas

Que sonhos você realizou? Que sonhos você adiou? Planejou metas por escrito para o ano que passou? Quantas? Acompanhou durante o ano? O que faltou?

5 – EU com EU

Sobrou tempo para você? Leu os livros que comprou? Cuidou da saúde? Fez algum esporte com regularidade? Descobriu ou praticou algum hobbie com frequência? Dormiu bem? Se alimentou bem? Cuidou do físico, da mente, do coração e do espírito?

Experimente responder essas perguntas, guarda em um arquivo, e-mail, no papel, não importa. É um processo muito poderoso. Coloca na agenda para reler algumas vezes no ano. Veja o impacto na mudança.

relogio