9 dicas para economizar água em casa

Algumas pequenas mudanças na forma como você e a sua família consomem água na sua casa podem fazer uma grande diferença não só na conta no fim do mês, como também para o meio ambiente.

E isso ganha ainda mais relevância numa época como agora, em que as secas têm assolado o país. Portanto, consumir esse recurso tão importante de forma consciente é essencial. Veja nove dicas práticas de como economizar água em casa:

  1. Prefira produtos de limpeza concentrados

Muitos produtos de limpeza como detergente para roupas, amaciante e alvejante possuem versões concentradas ou com embalagens econômicas. Isso significa, na prática, que eles levam menos água na sua fabricação.

     2.  Cuidado com o desperdício na pia do banheiro

Tarefas como escovar os dentes, fazer a barba ou lavar as mãos devem ser feitas com a torneira desligada. Uma simples atitude como essa já ajuda a economizar de 12 a 20 litros por minuto. E, após o uso, verifique se a torneira está bem fechada.

crianca-escovando-os-dentes-cor1

3.  Controle o tempo no chuveiro

Controlar o tempo embaixo do chuveiro é uma das formas mais eficientes de economizar água, já que cada cinco minutinho a mais no banho representam um gasto adicional de 60 litros. Por isso, desligue o chuveiro ao se ensaboar.

     4.  Deixe a louça suja de molho

Antes de lavar a louça, deixe pratos, talheres, copos, panelas e demais utensílios de cozinha de molho na pia por alguns minutos para ajudar a soltar os restos de comida. Use água corrente apenas para enxaguar as louças.

lavarlouca1

     5.  Coloque arejadores nas torneiras

Outra boa ideia para combater o desperdício é instalar arejadores ou redutores de vazão nas torneiras, visto que eles auxiliam a reduzir em até 20% o consumo.

    6.  Otimize a lavagem das roupas

Medidas simples como deixar as roupas de molho ou fazer pré-tratamento nas manchas com alvejante permitem que você economize água durante a lavagem das peças na máquina, já que você pode usar um ciclo mais curto.

     7.  Reaproveite sempre que possível

A água que sai da sua lavadora não precisa ir direto para o ralo. Se ela for desviada para um balde, por exemplo, você pode usá-la depois para lavar chãos e calçadas. O mesmo vale para a água que você usa para lavar frutas e verduras, que pode servir para regar plantas.

     8.  Reveja o seu modelo de descarga

Alguns modelos de descargas mais antigos são campeões de desperdício. Mais modernas, as válvulas de descarga de duplo acionamento permitem que você escolha se deseja despejar três ou seis litros de água de cada vez.

descarga

     9.  Conserte os vazamentos

Torneiras mal encaixadas, ar-condicionado que pinga e canos vazando são grandes inimigos da economia de água – e do seu bolso também! Para verificar se existem vazamentos na sua casa, feche todas as torneiras e monitore o seu hidrômetro. Se ele continuar se mexendo é melhor chamar o encanador.

 

E aí na sua casa, como vocês fazem para combater o desperdício? Você tem mais alguma solução criativa de como economizar água em casa? Compartilhe as suas dicas e sugestões nos comentários.