À favor da Procrastinação…Calma, não é isso que você está pensando!

Calma gente, eu não estou maluca!
Falamos bastante sobre procrastinação por aqui, afinal ela esta diretamente relacionada à organização.

Procrastinação: é sempre bom esclarecer o que é –> Quando começamos a “deixar pra depois o que podia ser feito hoje”. Aí as coisas vão se acumulando e virando uma bola de neve.
Até para  “deixar pra depois” você precisa estar organizado e definir suas prioridades. Assim, consegue saber exatamente O QUE pode deixar pra depois e se vale à pena, qual o preço que pagará por isso.

Quem lembra da famosa frase de Scarlet Ohara no filme “E o vento levou”?  Onde ela é ofendida pelo namorado que termina com ela e, após chorar durante alguns minutos, ela diz: “Agora estou cansada, amanhã eu penso nisso”.

scarlet

 

Então, a procrastinação, quando repetitiva e quando afeta a sua vida, acaba até sendo chamada de Síndrome de Scarlet Ohara, pois a pessoa vai se acostumando a deixar tudo pra depois e não enfrentar o problema. Entendo, respeito e concordo em todos os sentidos com os estudos médicos que falam sobre isso além de achar, como organizadora profissional e pesquisadora desses assuntos que uma coisa está completamente relacionada à outra. 

Porém, queria falar hoje justamente sobre o oposto à isso.

Que nós temos que ter controle sobre a nossa vida, já sabemos, mas muitas vezes precisamos ter controle sobre as nossas emoções, e isso é muito, muito difícil, principalmente para algumas pessoas mais emotivas ou sensitivas (falo isso por experiência própria, ok?!).

Existe uma outra frase famosa, também do filme MIB 3 (já viu que adoro uma frase de filme ne?) em que, o mundo está sendo dominado pelos extra-terrestres e eles estão estragando toda a cidade. Logo, os homens de preto precisam agir rápido e pensar em como acabar com aquilo. Nesse momento, o agente mais novo (o gato Will Smith), muito assustado, pergunta pro mais velho: “e agora, o que vamos fazer???”. E o mais velho, sabiamente, responde: “Preciso de um pedaço de torta.” 
O mais novo fica indignado porque o mundo esta acabando e o cara só esta pensando na torta mais gostosa da cidade que ele queria comer agora. Aí vem a explicação do agente mais velho:
“Em certos momentos de caos, eu apenas preciso comer uma torta” (Logo depois ele tem uma brilhante ideia que salva o mundo). 

pie

Resumindo:
Você já se viu naquela situação em que TUDO parecia estar dando errado? Aquele dia em que nada acontece, tudo cai, você esta atrapalhada ou ate mesmo se encontra em uma situação que não acaba e você só pensa: meu Deus, porque eu? eu não acredito que isso esta acontecendo! Eu quero ir embora daqui…

Bom, como eu acredito MUITO no pensamento positivo e na força da atração do universo, sempre tento manter o controle e pensar positivamente. Pensar que poderia ser pior e que logo logo isso vai acabar. Que TUDO tem solução, menos a morte. Que, como diz meu marido: Pelo menos estamos vivos pra começar tudo outra vez. 

Nem sempre só o pensamento positivo dá certo. A solução não vem, a cabeça não funciona e até sua vibração positiva é afetada. Nessas horas eu sou à favor da procrastinação. Que ironia né? Uma Personal Organizer falando isso…mas eu vou explicar:
Existem momentos na vida em que tudo que você precisa, no meio do caos, é “zerar o HD” da mente e deixar pra pensar na solução com a cabeça fria.
Cada um funciona de um jeito, como pudemos ver com a comparação dos dois filmes: tem gente que simplesmente precisa dormir, esquecer tudo e lembrar que amanhã é um novo dia. Nesse novo dia você deve pensar: pronto, mais uma chance de fazer tudo novamente. E tem gente que precisa apenas fugir um pouquinho da realidade, “comendo uma torta”. A pessoa pára, se concentra pra comer uma deliciosa torta e de repente, vem a idéia.

Isso não é vangloriar o problema ou entrar de cabeça à ponto de não saber sair dele, caindo talvez ate em uma depressão. É apenas um “break” para que soluções e dias melhores venham em seguida.

Olha, eu já testei os dois e sinceramente dão muito certo pra mim. Sugiro que você tente um deles, ou até se tiver outro gatilho desses que divida conosco.

Vamos sempre em frente, dominando o mundo com a nossa força interior (que às vezes só quer uma pausa). Eu sou à favor disso, que não deve ser considerada procrastinação e sim sobrevivência.

Diga não à procrastinação, mas use as frases dos famosos:
– Estou cansada agora, amanhã eu penso nisso. (E o vento levou… )
– Para resolver um problema, preciso apenas de um pedaço de torta. (MIB 3)

Nao-demoro