Bel Pesce, um erro e o que você tem à ver com isso!

Bom, você já deve ter visto esse fuzuê todo que aconteceu com a Bel Pesce na última semana né? Se não viu, entra aqui nesse link pra dar olhada na história. Já começo o texto dizendo pra, se você se interessa por esse assunto, leia o texto TODO com muito amor no coração e entenda que eu tô contando uma história pra falar de algo maior, e não defender ou acusar alguém, ok? 

Quem é a Bel? Se você não conhece a Bel Pesce (a famosa Menina do Vale – nome de um livro dela) dá uma olhada na página dela no Facebook que você vai entender um pouco da história. Ela é uma menina empreendedora que tem feito diferença na vida de muita gente nos últimos anos. Ela é baita inteligente e estudou no MIT (um instituto de tecnologia fodarástico em Massachusetts), trabalhou em empresas muito grandes como Google e incentiva o empreendedorismo desde nova.

Enfim, não tô aqui pra defender ou acusar ninguém, mas nos últimos dias ela fez um projeto que fez muita gente passar a odiar ela da noite pro dia. Resumo da história: a Bel se juntou com o Léo, ganhador do Masterchef e mais uma pessoa que eu sinceramente não conheço e resolveram montar uma Hamburgueria. Para fazer a Hamburgueria acontecer eles fizeram um financiamento coletivo (existem vários tipos hoje em dia, onde você coloca seu projeto e algumas recompensas para quem ajuda o projeto). Eu não vi o projeto, não fui lá ver se tinham recompensas ou não, só vi que no dia seguinte a internet estava cheia de críticas ao projeto, e do outro lado, uma série de pedidos de desculpas dos autores do projeto, culminando no cancelamento do projeto no final do dia.

Olha, sinceramente, eu acho que ultimamente as pessoas dão uma importância grande demais à coisas que não afetam em nada a vida delas. A quantidade de gente que eu vi brigando na internet por causa disso. Defendendo. Acusando. Amando. Odiando. Aff… fiquei um pouco cansada, mas fui avaliar a história.

image

Então, aproveitando o ensejo queria falar com você que é empreendedor. Se você está no mundo do empreendedorismo, entenda uma coisa: um dia você vai errar. E errar é bom! Você sempre aprende muito mais quando erra do que quando vê os outros errando. É importante ficar atento ao que você está colocando pro mundo e qual o retorno que isso está te dando. EU, sempre acredito que quando um projeto é feito com um motivo maior, com amor, e para transformar o mundo, nada pode ser considerado erro. Mesmo que não alcance o objetivo que queria, não é um erro, é apenas uma “aula cara”. Você pagou pra aprender. 

E se você faz parte do público (que gosta do trabalho de algum empreendedor) pare pra pensar que por trás daquele empreendedor existe um ser humano, uma pessoa que erra e acerta, que pede desculpa, que corrige. E se você gosta do trabalho daquela pessoa, é sério que um erro da pessoa te faz odiar ela no dia seguinte? A gente precisa se colocar mais no lugar do outro, sabe? Estamos dando ênfase demais aos que os outros fazem e estamos esquecendo dos nossos próprios projetos, da nossa própria hamburgueria. 

Acho que isso ainda vai mais além, vejo as pessoas com mais vontade de falar mal dos outros, julgar um projeto e apontar o dedo do que fazer seus próprios projetos, dar a cara à tapa e quem sabe errar ou acertar! 

Na vida a gente tem que ter coragem. E eu sinceramente espero pelo dia em que as mesmas pessoas que são corajosas (na internet claro!) pra apontar o dedo pros outros sejam tão corajosas assim para fazer um projeto que pode mudar esse mundo. Estamos precisando disso…

image