Como organizar a casa para a chegada do bebê?

A gravidez é uma fase de muita emoção e alegria, mas também de bastante ansiedade – especialmente para as mamães de primeira viagem. Isso porque são diversas as providências que precisam ser tomadas para receber o novo membro da família, tais como lavar roupa de bebê e preparar o quartinho, entre tantas outras.

Por isso mesmo, muitas grávidas acabam se sentindo um pouco sobrecarregadas. Contudo, arrumar a casa para a chegada do bebê não precisa ser um bicho de sete cabeças. Com um pouco de organização é possível fazer tudo com calma e tranquilidade. Veja a seguir um passo a passo do que precisa ser feito e também dicas práticas para ajudá-la a deixar o lar pronto para o seu filhote:

      1.  Prioridade: arrumar o quartinho!

Uma das partes mais gostosas da gravidez é, sem dúvida, preparar o quartinho do bebê – e também a primeira providência que precisa ser tomada. Comece com a compra dos móveis: um berço, uma cômoda para guardar as roupinhas (que pode ter um trocador acoplado) e uma cadeira de amamentação confortável são os itens básicos.

Evite cair na tentação de comprar muitas coisas, o ideal é que o quarto seja aconchegante, mas que tenha uma decoração clean, para evitar o acúmulo de ácaros e ser mais fácil de limpar depois. Uma boa pedida é instalar um dimer no interruptor ou comprar um abajur com regulagem de luz. Eles são ótimos aliados na hora de colocar o bebê para dormir.

quarto bebe

     2.   Faça as últimas compras do enxoval:

A mesma regrinha também vale para o enxoval do bebê: não exagere nas compras. É normal que muitas mães se empolguem com as roupinhas e acessórios, mas a verdade é que muitas coisas acabam nem sendo usadas depois.

Portanto, o melhor mesmo é fazer uma lista com tudo o que é necessário, assim você tem certeza que não vai comprar o que não precisa, nem esquecer de nada – principalmente os itens de higiene e segurança. Aqui tem um guia completo do que você vai precisar (compartilhado do site da querida Marina, do Ask Mi).

      3.    Lave e passe todas as roupinhas

Depois de comprado o enxoval é a hora de higienizar todas as roupinhas, as cobertas e os bichinhos de pelúcia que o bebê possa vir a ter contato. O ideal é que isso seja feito lá pelo sétimo mês de gravidez, para não ficar muito em cima, nem dar tempo das peças acumularem poeira e ácaros.

Mas como lavar roupa de bebê? Para as peças de algodão, basta usar sabão neutro e colocá-las para lavar na máquina (separadas do resto das roupas da família). Coloque as roupinhas para secar preferencialmente no sol e depois passe-as com ferro antes de guardá-las novamente no armário. Já para peças mais delicadas vale consultar as orientações da etiqueta.

lavar roupinhas

      4.   Planeje pra frente e prepare a mala da maternidade

Depois que as coisinhas do bebê estiverem todas em ordem, prepare a mala que irá levar para o hospital e adiante o que for possível para depois que o bebê chegar da maternidade, já que quando o bebê estiver em casa você terá bem menos tempo.

Você pode, por exemplo, deixar prontas as roupas que vai usar nas semanas seguintes, fazer um estoque de comida para não precisar fazer compras nos primeiros dias e, claro, aproveitar para descansar bastante e dormir o quanto puder!

Acha que agora ficou mais simples organizar a casa para a chegada do bebê? Você tem mais alguma dica de como tornar essa tarefa mais fácil para compartilhar? Deixe o seu comentário!