Como organizar o material escolar para a volta às aulas!

As férias estão acabando (ou já acabaram) e uma preocupação ronda as cabeças dos pais: o material escolar!

Separei algumas dicas importantes pros pais não surtarem nesse período, já que nessa época ainda temos várias outras preocupações “de adulto”não é verdade?

Comprar o material escolar já envolve muita preocupação, já que normalmente se tratam de coisas caras e que precisamos pesquisar muito antes de comprar. Além disso, muitas vezes, existem coisas que duram mais de 1 ano, portanto alguns cuidados podem fazer com que você ainda economize o ano que vem.

Algumas dicas importantes:

– Em casa: o material que é utilizado toda hora deve ficar mais “à mão”e os livros que são apenas de consulta esporádica, você pode colocar em gavetas ou em prateleiras mais altas.

– Para organizar cadernos e livros em prateleiras, você pode e deve separá-los por temas ou matérias. Utilize o porta revista e identifique por fora do que se trata.

porta-revistas-feitas-com-caixa-de-cereal-7886462-212

 

 

– Quando virar o ano, sempre veja o que pode ser aproveitado e o que você realmente precisa comprar.

– Não deixe de etiquetar o material do seu filho: você pode fazer etiquetas escritas à mão, comprar etiquetas personalizadas (em sites específicos como o Grudado em Você, Etiquetando do seu jeito ou da Fabeestore) ou até mesmo comprando uma etiquetadora (dessas à venda na Kalunga ou em papelarias especializadas) para fazer as etiquetas você mesma. Coloque seu filho pra ajudar nessa tarefa, assim ele cria uma preocupação maior com o material dele.

DSCN1228a blog

– Organize um cantinho na sua casa para que a criança possa estudar. É muito importante que ele tenha um lugar definido, com livros e materiais de estudo disponíveis, e que esse espaço seja separado do local de brincadeiras. Pode ser um cantinho pequeno, desde que brincadeira seja em um lugar e estudo seja em outro. Isso motiva as crianças!

– Verifique o tamanho do material que foi solicitado pela escola e com isso avalie o tamanho da mochila, tudo tem que caber dentro dela.

– Uma criança até o ensino fundamental, basicamente, precisa de estojo completo, mochila e lancheira. Mochilas e lancheiras podem ser reaproveitadas no ano seguinte, portanto entre em acordo com seu filho para que vocês comprem algo que dure mais de um ano (cuidado com os temas da moda – “Bob Esponja”, ‘Frozen”, etc…).

– O material que vem caixinhas de papelão – que estragam facilmente –  (lápis de cor, canetinhas) devem ser colocados dentro de um estojinho de plástico.

Estojo-Canetas-Stabilo-25-cores

– Crie um cheklist que ajude seu filho a se organizar desde pequeno. Pode ser uma checklist que indique o que ele deve levar para as aulas, e todo dia à noite ele olha essa listinha (que pode escrita para os que sabem ler e pode ser com desenhos para os que não sabem) e prepare sua mochila. Por mais que você tenha que ajudar todas as noites, ele vai se acostumando e uma hora ele aprende.

– Quando a criança é pequena, também é legal encapar livros e cadernos, para que eles durem mais. Você pode fazer isso com Contact que facilita o trabalho por se tratar de um plástico adesivado.

– Na mesinha onde ele estuda, utilize alguns produtos para delimitar espaços: porta canetas, gavetas para papel, quadro de cortiça ou metal para lembretes e horários.

* Dica extra: organize também os lanchinhos de merenda das crianças –> crie uma lista de supermercado  e cardápio (você pode ver umas idéias aqui e aqui) porque isso facilita saber o que você precisa comprar ao longo do mês. Tato na despensa quanto na geladeira você pode utilizar potes para separar o que é só da merenda do seu filho. Isso evita que outros membros da casa comam o que não devem (rsrsr) e ainda facilita na hora de montar a lancheira (onde você, uma ajudante ou até ele mesmo pode pegar seu lanchinho). 😉

lancheira

Com essas dicas tenho certeza que o início das aulas do seus pequenos vai ser bem menos estressante.