Como organizar uma festa infantil

Celebrar datas especiais em família é essencial, entretanto, estes momentos tornam-se ainda mais importantes quando nos referimos à festa de aniversário de um filho. As crianças tendem a guardar estas ocasiões como uma doce lembrança de infância, portanto, é natural que os pais queiram que a comemoração seja perfeita.

Mas, como organizar uma festa de aniversário infantil? O mais importante é ter planejamento, pois, o evento envolve muitos detalhes (Organização!!). Assim sendo, confira algumas dicas para garantir que a festa do seu filho aconteça de acordo com as expectativas.

festainfantil

Planejamento:

É importante que a festa comece a ser planejada com pelo menos um mês de antecedência. Desta maneira, haverá tempo suficiente para providenciar todos os detalhes e enviar os convites.

Envolva o seu filho no planejamento e nos preparativos. A criança se divertirá bastante e ficará feliz em ajudar, além disso brincando se aprende, trata-se de uma excelente oportunidade de aprendizado para ele.

Escolha do local:

A escolha do local deve considerar também a praticidade. Realizar a festa em casa, por exemplo, é uma excelente opção para economizar, porém, é provável que os pais fiquem ocupados durante o evento todo e não tenham a oportunidade de aproveitar o momento com o aniversariante.

Lembre-se de considerar um local com espaço para brincadeiras e animações. Além disso, o ambiente deve ter cozinha, banheiros e comportar todos os convidados confortavelmente.

Definição do tema:

A definição do tema é uma das etapas mais divertidas. Pergunte ao aniversariante qual personagem ele gostaria para a festinha e, a partir disso, providencie os demais itens temáticos baseados na escolha.

Os convites:

Os convites, que devem seguir o tema escolhido, precisam incluir todas as informações necessárias, tais como: data, horário e local. Encaminhe-os com pelo menos três semanas de antecedência. Utilize as redes sociais ao seu favor, mas não deixe o convite de papel para trás, ele ainda é muito válido.

Decoração:

Pense em todos os detalhes para deixar o dia ainda mais especial. Uma festa infantil deve ser colorida, alegre e incorporar o tema escolhido para que tudo fique em harmonia.

Providencie também a decoração da mesa. Separe uma toalha bonita, flores naturais, laços bem feitos, cupcakes, doces em embalagens personalizadas e, claro, o bolo que também deve ser temático. Complete com balões decorados que, no final da festa, poderão ser levados para casa pelos convidados.

Algumas ideias:

Cardápio:

Escolha um cardápio descontraído e informal, afinal, trata-se de uma festa infantil. Portanto, sanduíches, cachorros-quentes, salgados, tortas e pipocas são adequados.

Em relação aos doces opte por um cardápio variado. Inclua brigadeiros, beijinhos, balas de coco, maças do amor, churros, algodões doces, balas, pirulitos, chocolates e etc. Prefira embalagens inusitadas, pois, as guloseimas acompanhadas do bolo ajudarão a compor a decoração da mesa.

Para beber sirva água, refrigerantes e sucos. Itens alcoólicos são opcionais por tratar-se de uma comemoração infantil. Lembre-se de checar a temperatura das bebidas antes do início da festa.

Animação:

Se forem crianças pequenas considere a possibilidade de contratar monitores. Assim sendo, calcule um monitor para cada 10 crianças.

Para a animação ofereça oficinas de sucatas, de desenhos ou de pinturas. Alternativamente, animadores profissionais poderão ser contratados para se vestirem de personagens infantis.

Caso prefira, você também poderá alugar brinquedos, mas, neste caso, leve em consideração a idade média dos convidados. Deve-se dar preferência à opções que atendam todas as crianças, portanto, piscina de bolinhas e cama elástica são excelentes alternativas.

Música:

Não se esqueça de providenciar as músicas que serão tocadas. Neste caso, vale a pena novamente consultar a opinião do aniversariante.

Teste os equipamentos antes do inicio da festa para que tudo funcione perfeitamente.

Lembrancinhas:

Escolha uma alternativa que agrade tanto crianças quanto adultos. Se preferir, providencie duas opções diferentes de lembrancinhas para serem entregues por idade.

As possibilidades vão desde pote de doces, brownies, cupcakes, saquinhos com balas, muda de plantas, joguinhos, brinquedos, mini aquários com peixe e etc. Abuse da criatividade, mas, lembre-se de considerar o tema da festa na escolha para que tudo fique em concordância.

Algumas ideias:

lembrancinha2

lembrancinha1

Você organizou tudo com muito carinho e a festa será do jeito que vocês sonharam, não é mesmo? Portanto, vale a pena contratar um fotógrafo profissional para registrar todos os momentos.

Mais alguma dica pessoal? Deixem comentários aqui…