Como se organizar para emagrecer

Essa semana mesmo eu falei sobre a dieta que fiz aqui e, depois disso, muitas pessoas vieram me perguntar como eu conseguia me organizar pra fazer dieta, tendo tanta coisa pra fazer.

Vou dar algumas dicas de como você deve se organizar para fazer não só essa, mas qualquer dieta:

– Supermercado

Você deve se organizar em relação às receitas. Procure bastante na internet sobre a dieta que você faz ou peça para a nutricionista que te passou receitas variadas. A parte mais importante de uma dieta é a variedade. Se cair na mesmice você não vai aguentar.

Tendo uma relação de receitas em mãos, programe o que vai fazer na próxima semana. Liste tudo que você quer fazer de receitas na próxima semana. Assim fica mais fácil ir ao supermercado e comprar as coisas certas, os legumes e verduras mais fresquinhos, etc… Lembre-se: quando for ao supermercado, LISTA NA MÃO! Não ter uma lista pode te fazer ceder às tentações do mercado. (risos)

Você deve evitar ter em casa coisas que você não pode comer. O ideal é que sua geladeira e despensa tenham tudo que você PODE comer. Evite comprar besteiras.

Se não tiver muito jeito, às vezes você tem crianças em casa ou o maridão não quis entrar na dieta contigo, compre essas coisas e deixe escondido. Peça para eles terem um esconderijo próprio, onde você não pode mexer. Não deixe ao alcance dos seus olhos!

– Receitas prontas

Organize-se para tirar algumas horas em 1 dia da semana para fazer algumas receitas e deixar prontas (pode ser final de semana se você for muito ocupada durante a semana, como era o meu caso). Eu tirava um dia para fazer algumas sobremesas específicas da dieta (já que sou louca por doces!!) e deixava tudo na geladeira. Quando saia pra trabalhar, era só pegar meu potinho.

– Marmita é importante!!

Se você vai para um lugar diferente do habitual (vai dormir na casa de alguém, começou em um emprego novo, enfim…) procure o que há por perto para não passar “perrengue”. Por exemplo: quando eu ia pra casa de uma cliente nova, durante a deita, eu já procurava no Google maps se haviam restaurantes à kilo próximos à casa dela. Se não tivesse, eu levava meu sanduíche ou o que eu pudesse comer na época.

Mesmo se houvesse restaurantes por perto, eu levava minhas sobremesas, minha fruta, enfim…você tem que estar sempre armado de coisas que não te façam passar fome e cair em tentação.

Quando eu ia dormir na casa da minha sogra o final de semana inteiro, levava uma cesta cheia de comida. Com tudo que eu podia comer! Assim, eles podiam comer macarrão que eu não estava nem aí! Foco na dieta!! hahaha

– Aceite seus erros

Na Dieta Dukan, tem uma parte do livro voltada só para o caso de você cometer deslizes! E como você deve agir de acordo com o tamanho do deslize. Procure na sua dieta uma forma de compensação, para o caso de “jacar”! ahahha

É importante aceitar que você errou, deixou de fazer isso ou aquilo e voltar à dieta!! Comeu um bombom? Não se deixe abater pelo sentimento de culpa e achar que esse é um motivo pra desistir e comer uma caixa de chocolate. Volte à dieta!!

– Depois que emagrecer

Eu acredito que dieta deve ser feita como reeducação alimentar, logo deve ser seguida pro resto da vida. Quem tem propensão à ser gordinho, nunca vai comer chocolate todo dia e ficar magro. Aceita que dói menos! hahaha

Então, se você fez uma deita, emagreceu e não querer jogar tudo por água abaixo, programe-se para seguir a dieta de manutenção pro resto da vida.

Na Dieta Dukan, ele diz que você deve se pesar todos os dias da sua vida e EU (minha opinião) acho isso incrível, porque ninguém engorda 10kgs do dia pra noite, você vai de 1 em 1. Se você se pesa todos os dias, sabe que está engordando e é muito mais fácil reverter situação quando você engordou 2kg e não 20.

Sei que tem muitas pessoas que não gostam de se pesar, mas acho importante achar uma mecanismo para medir isso. Seja a balança, seja uma calça que você gosta e está cabendo depois de emagrecer, coloque uma foto magro na geladeira, sei lá… Você tem que achar a sua medida, mas “tome as rédeas do seu peso”. Se você emagreceu, controle seu peso como um filho! Todo dia! É a sua saúde, lembre disso!

Quando você faz uma dieta, sua cabeça muda, seu corpo muda e suas atitudes também. Você se controla a semana inteira e no final de semana acaba não enfiando o pé na jaca. É claro que você vai se permitir, dentro do que estabelece sua dieta, algumas coisas que você pode comer à mais, um prato que você gosta muito, mas estabeleça um limite. Pense em todo o esforço que você fez…

 

Gente, “viver em dieta” é viver em vigilância. Não tem outro jeito. Mas os resultados são sempre incríveis! Sua aparência melhora (e eu não estou falando só de peso), seu humor melhora, sua saúde agradece. Então, vamos pensar bem antes de “jacar”, ok?