Congelando alimentos

Você pode e deve congelar comidas para simplificar a organização da sua cozinha e não “mofar” no fogão toda vez que for fazer o almoço ou o jantar.

Para isso, vou dar algumas dicas:

  •  Compre a peça de carne inteira, limpe e corte em pedaços. Além de sair mais barato comprar a peça inteira, você pode congelar pequenas porções e descongelar apenas o que vai utilizar. Eu costumo cortar já em bifes ou carne picadinha (seja para fazer um picadinho ou para um estrogonofe);
  • Congele tudo (ou quase tudo) em saquinhos (aqueles saquinhos plásticos iguais aos que utilizamos no mercado para colocar as frutas e legumes) ocupa menos espaço e é mais prático, pois você joga fora!
  • Tire um dia da semana e faça feijão pra próxima semana ou, dependendo do tamanho da sua família, pros próximos 15 dias e congele em pequenas porções que podem ser descongeladas alguns minutos antes de comer.

Você pode congelar uma infinidade de alimentos, o que vai facilitar demais a sua vida. Claro que tudo depende também do tamanho do seu congelador e/ou freezer. Sempre identifique os mesmos com etiquetas para que você saiba quando congelou aquele alimento. Olhe a ideia abaixo que legal?!

O que pode e como congelar:

Congelamento de frutas

As frutas devem ser limpas e os caroços devem ser retirados. Armazene as frutas na quantidade exata que você ou sua família consomem. Coloque uma etiqueta com os dados descritos acima e coloque na embalagem. As frutas congeladas devem ser consumidas em preparações como bolos, tortas, entre outros.

Congelamento de carnes

As carnes, bem como aves e peixes, devem ser limpas e as partes não comestíveis (como a gordura excedente) devem ser retiradas. Esses alimentos devem ser armazenados na quantidade em que serão consumidos.

Congelamento de alimentos pré-preparados

Prepare os alimentos como pouco tempero e não exceda o tempo no fogo, já que os alimentos serão aquecidos novamente.

Após o preparo dos alimentos, coloque-os em embalagens adequadas, na quantidade a ser consumida em uma refeição e, em seguida, coloque a embalagem do alimento pronto sobre um recipiente com água fria e gelo. Depois, coloque o alimento no refrigerador e após o resfriamento, coloque no freezer.

Alimentos que não devem ser congelados

Ovo com casca, maionese, chantilly, iogurte, banana, pêra, verdura de folha, pudins em geral, tomate, batata, pepino, salsão, creme de leite, queijos cremosos, macarrão sem molho, cremes engrossados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *