Criança organizada? Sim, é possível ensinar seu filho à ser organizado…

Eu sei que nesse momento você deve estar curioso, e posso garantir que é possível fazer com que seu filho se interesse por ter um quarto arrumado, e uma rotina.

Vamos lá: 4 dicas básicas e simples

1- Ensine a arrumar

Essa tarefa não será das mais fáceis. Explique à criança a importância de ela manter seu quarto organizado e demonstre, com ações mais específicas, exatamente como ela deverá proceder. Por exemplo: guarde o brinquedo na caixa e depois dentro do armário. É importante que seja lógico para a criança o lugar onde é guardado, para que assim se transforme em um habito.

briquedo 1

2- Organize brincando

Transforme a organização em uma brincadeira, tipo: “quem guarda mais ou mais rápido”. Inventar músicas com o tema “guardar para brincar melhor” também pode ser ótima alternativa para que o momento de organizar seja prazeroso para as crianças.

3 – Rotina

Já falamos sobre isso, mas, em se tratando de educação infantil, isto é fundamental para a saúde física e mental das crianças. Deixe sempre claro que, depois de brincar, ela precisará guardar os brinquedos no lugar correto. Explique o motivo desta regra e esclareça, se precisar.

4 – Dê exemplo

As crianças só fazem o que veem, logo não adianta querer ensinar aquilo que o adulto não faz. Mostrar que o quarto dos pais está sempre arrumado é um ótimo exemplo para os pequenos. A cada passo da organização, explique o que está fazendo e, sempre que possível, brinque com essas situações. Demonstre que a organização é algo agradável e que ajuda nas coisas chatas. Ah, e não esqueça de recompensar sempre que cumprirem o que foi combinado, o que serve para todos: pais e filho!!

mulher-organizando-armario-18837

 

A organização provoca bem estar e facilita a vida doméstica e social.