Desapegar – tão importante quanto organizar

Essa semana eu estou fazendo uma revisão em meu armário e resolvi fazer esse post.

Normalmente, há cada 6 meses eu faço essa revisão, que nada mais é do que verificar se tenho coisas que não uso, se tenho coisas que devem ser consertadas, estão manchadas ou descosturadas.

armario baguncado

Bom, o título do post é Desapegar, tão importante quanto organizar. Porque? Gente, na organização não tem um “milagre” da multiplicação do espaço. Você tem que se adequar ao espaço que você tem. Portanto, desapegar é fundamental. Já falamos um pouco disso no post Semana Declutter.

Não estou dizendo que você deve jogar tudo fora mas, pense bem, se por acaso você é uma pessoa que adora comprar coisas novas pra você, porque não doar as coisas antigas que você tem e não usa mais. Aí algumas pessoas me perguntam: “Mas Priscila, meus jogos de cama ainda estão novos e eu comprei a nova coleção da loja X todinha. Vou doar meus jogos novinhos?”. Eu respondo: pra que você precisa de mais jogos novos se os seus estão novinhos? Se você adora ter jogos da coleção nova e comprou todos, pra que guardar coisas da coleção antiga? Doação já!! 

Obs: as coisas NÃO precisam estar horríveis para serem doadas, ok? Podemos doar coisas novas, aliás, é até mais simpático! #ficaadica

USA, Illinois, Metamora, Cardboard box with clothes in living room

Pesquisas provam que utilizamos apenas 20% de tudo que temos no armário. Pense bem, sempre usamos algumas peças que gostamos mais e/ou as coisas mais novas. O restante temos só por conveniência.

Sem falar na energia que não “gira” quando ficamos com muitas coisas paradas no mesmo lugar. Se você não usa, aquilo fica parado e não te traz energias boas. 

Pense bem antes de comprar alguma coisa ou então já faça uma limpa no armário antes mesmo de colocar as coisas novas.

Eu faço assim: a regra do meu armário é que pra entrar tem que sair, portanto, se comprei 5 peças, tenho que doar pelo menos 5 peças.

Por isso que gosto de usar caixas para sapatos, por exemplo, pois elas me limitam à quantidade de sapatos que posso ter.

O desapego é algo que deve ser treinado, ninguém nasce sendo super desapegado. Comece doando algumas coisas que você não usa mais para alguém que precisa. Tenho certeza que quando você vir aquele sorriso no rosto da pessoa vai sentir um gostinho de quero mais, e vai acabar gostando de doar mais coisas que estavam paradas no seu armário.

 tumblr_m3gqe7yE681qzygwfo1_500

 Faça uma limpa em seu armário e vai ver  como se sentirá melhor depois disso. Boa energias para todos!  😀