Dicas de como organizar uma estante

Organização é a palavra de ordem para quem quer manter a decoração da casa. No entanto, por mais que seja algo um pouco complicado, é fundamental criar maneiras de deixar o que você precisa sempre à mão, não se esquecendo de compor o ambiente de uma forma bonita e que chame atenção pelo estilo único. A estante, por exemplo, mais do que um simples mobiliário da sala ou do quarto, é um verdadeiro curinga para quem quer acertar na hora de decorar. Sim, ela não é um móvel para você entulhar tudo o que não precisa mesclado com alguns pequenos objetos de decoração. O item é muito mais do que isso! E nós estamos aqui para provar!

O design da estante

Para quem gosta de ousar e deixar o décor moderno e diferenciado, existem diversos modelos de estantes. Há aquelas mais quadradas, outras com portas, outras abertas e outras, ainda, com formatos diferenciados. Tudo para organizar seus objetos, sem esquecer-se do apelo visual que este móvel representa. Opções é o que não faltam!

 

Os objetos para decoração

Estante que se preze tem objetos de décor, porém, crie nichos onde cada item possua familiaridade entre si na forma, na cor e no tamanho. Criar uma mistura muita intensa de suvenires, porta-retratos e obras de arte podem gerar um efeito contrário ao esperado, já que a estante ficará muito extenuante. 

As cores

O mais legal da estante é que ela é um móvel muito versátil. Além das formas e tamanhos já citados, um tom diferenciado neste item pode dar um up na decoração. Há duas formas de se criar uma composição: a primeira criando nichos de livros que possuam cores da mesma família e outra opção é pintar o fundo da estante com uma cor alegre, que combine com o restante da decoração, obviamente.  

Dicas gerais para decoração da sua estante

Independente das ideias mostradas acima, há dicas universais que servem para a organização de qualquer estante. Separamos algumas delas para você renovar a decoração somente com algumas mudanças na estante:

  • A harmonia é fundamental na hora de organizar a estante. Não deixe espaços muitos vazios de um lado e nem muito cheios do outro para não gerar apenas alguns focos de atenção. Todos os itens devem estar equilibrados, e o que não usar, guarde em nichos fechados, deixando apenas o que usar sempre à mão;

  • Se a sua estante é exclusiva de livros, não há necessidade de deixá-la quadrada, com publicações apenas em uma posição. Inove, disponha-os na vertical e horizontal, deixando, claro, aquelas com capas mais bonitas na parte visível do móvel;

  • Como qualquer outro móvel da casa, a estante também precisa de limpeza periódica. Use produtos específicos para o material da estante para garantir a conservação dela por muito mais tempo.

    E você, o que faz para deixar a sua estante mais organizada? Se o móvel está bagunça, esta é uma boa oportunidade de renovar o seu ambiente com as nossas dicas!  

    Fonte: texto daqui