Dicas para manter ambientes pequenos organizados

Parece um desafio enorme deixar ambientes pequenos devidamente organizados não é? Falta espaço! Apartamentos, principalmente, sofrem bastante deste mal por terem seus tamanhos constantemente menores e ainda mais quando se possui uma grande quantidade de objetos e móveis…

Com a correria do dia-a-dia não se dá para perder tempo! Um local organizado, com tudo no seu devido lugar, ajuda a sua memorização na hora de encontrar algo, uma prática que pode ser exaustiva em locais desorganizados pode se tornar bastante prático com algumas dicas, confira:

Utilize tecidos leves e de tons claros

Ambientes pequenos tendem-se a se a serem visualmente carregados e de estadia incômoda porque as cortinas, sofás e demais itens de tecido são de cores vivas e diferentes. Ambientes pequenos precisam de unidade visual, aconselha-se mesclar vários tons de uma mesma cor e de preferência uma cor clara, apostando no estilo monocromático.

Cortinas em tons mais transparentes ou persianas também são uma boa aposta para a valorização da luz ambiente e para economizar espaço, respectivamente.

Tecidos-leves-tons-claros

Tire as coisas do chão

A decoração em ambientes pequenos deve ser atenta a um item bastante importante: a locomoção. Muitos objetos e móveis trancam a passagem ou a dificultam e uma das saídas é a elevação dos objetos! Nada de estantes! Para maior comodidade, televisores devem ser suspensos na parede com o equipamento ideal, outra saída é a colocação de equipamentos giratórios para o aproveitamento da mesma televisão para mais de um ambiente.

Troque os abajures por luminárias, além de eliminar a necessidade de ter um “criado-mudo”, (mesa de cabeceira) como suporte, as luminárias suspensas no teto deixam um ambiente muito mais agradável e aconchegante.

tire-as-coisas-do-chao

Valorize cada cantinho

Vãos na escada, uma coluna ou algum cantinho da casa está livre? Estes são os locais mais propícios para se montar prateleiras, colocar prendedores e reunir objetos aleatórios que você precisa guardar. Livros, CDs, DVDs, utensílios de cozinha, tudo vale! Use da sua criatividade!

valorize-cada-cantinho

Quanto menos, melhor!

Não adianta, por mais que existam alternativas de compactar e organizar utensílios, roupas e objetos em geral, ambientes pequenos são saturados visualmente e têm sua mobilidade comprometida quando cheios de coisas. Ou seja, ficam bagunçados e você mal consegue andar dentro dele sem tropeçar ou esbarrar em alguma coisa.

Já pensou em doar as roupas que já não lhe servem mais? Móveis que estão atrapalhando a circulação pelo ambiente? Livros que não são mais necessários? Existem várias ONGs que fazem trabalhos sociais interessantes e destinam estas doações a instituições e pessoas que realmente precisam!

quanto-menos-melhor

 

Fonte: daqui