Como dividir tarefas com os hóspedes durante o feriado

O carnaval está chegando e com ele vem a famosa “ída para a casa de praia”. Se a casa for sua, já viu! Vai começar a chover mensagens perguntando: “E aí, vai pra casa de praia no Carnaval?”. E você já começa a contar pelo menos umas 10 pessoas na sua casa e começa a surtar pensando em tudo que vai ter que fazer pra agradar o povo! Mas calma…vamos pensar pelo lado bom, é um momento de reunir os amigos e/ou os familiares e época de fazer festa. Com um pouco de organização, tudo pode ficar mais tranquilo e as diferenças entre as famílias e amigos pode ser amenizada.

Listei aqui algumas coisas que você (dona da casa) pode fazer para que todos se entendam nesse momento:

Comida: normalmente quando vai muita gente pra uma casa de praia, várias pessoas levam comida, cada leva o que mais gosta e tal. Mas é necessária uma certa organização pra que a despensa não fique lotada de coisas desnecessárias e você tenha que ficar comprando coisas que faltaram nos mercadinhos regionais (normalmente com longas filas).

É legal que, se você for a dona da casa, ligue pras pessoas que vão e diga que vai fazer um cardápio do que será feito cada dia. Não precisa ser nada rigoroso, afinal todos estão ali pra curtir, mas saber que em um dia vai rolar churrasco e no outro feijoada, e que além disso, haverão crianças na casa e que todo dia vai ter que ter um arroz e feijão, já facilita bastante e te faz fazer as compras de supermercado certinhas. Eu sempre prefiro fazer as compras e depois dividir com todo mundo, acho que é a melhor maneira.

lista-de-compras-para-supermercado-itens-que-nao-podem-faltar-2

Organização da casa: que tal já deixar combinado com as pessoas que vem pra sua casa que cada um traga sua roupa de cama e toalha?

Se não for o caso, se você quiser receber todos com conforto, veja exatamente quantas pessoas vem e tenha lençóis e toalhas suficientes pra todos (e ainda um pouco à mais para o caso de um acidente).

Se você tem rede na casa, já manda lavar pra estar tudo limpinho no feriado.

Travesseiro também é uma coisa que costuma dar problema né? Olho nele!

CAPA-Enxoval-teen-a-perfeita-combinacao-do-jogo-de-lencol-e-de-toalha-1748x984

Limpeza: com muita gente na casa é super normal que a casa fique mais suja e que exija uma frequência maior de limpeza, então antes de receber os convidados faça aquela bela faxina pra receber os hóspedes e, sendo família, o ideal é que vocês dividam as tarefas. Combina com cada família que cada um fica responsável pelo seu quarto, em termos de arrumação e limpeza.

Caso sejam amigos, eu também gosto de pedir. Algumas pessoas por si só já entendem que devem ajudar na casa de outra pessoa e acabam se oferecendo para fazer alguma tarefa, mas alguns amigos e familiares não entendem muito bem essa divisão de tarefas. faz o seguinte: já no primeiro dia, separem as tarefas. defina quem vai passar uma vassoura todo dia na casa, quem vai lavar a louça e quem fica responsável pelos banheiros. Normalmente essas tarefas ficam com as mulheres né? Fazer o quê?

Mas, é lógico que também temos tarefas pros homens. Lá em casa normalmente a gente faz assim: os homens são sempre responsáveis por manter a cerveja gelada, ou qualquer outra bebida que as mulheres gostem (isso inclui comprar gelo e fazer toda aquela engenharia), fazer o churrasco, a moqueca de peixe e feijoada também é com eles! As crianças que precisam brincar e jogar futebol, também fica sob responsabilidade deles. E claro, sempre falta alguma coisa na casa, e aí é hora de mandar os meninos pra rua pra enfrentar longas filas nos mercadinhos pra comprar o que a gente pediu! 😉

Algumas dicas pra receber seus convidados com carinho:

  • Deixe um cheirinho na casa ou ate no quarto que a pessoa vai dormir.
  • Ter kits de escova de dente e pasta para os hóspedes é sempre legal!
  • Verifique se há lâmpadas queimadas na casa, e troque
  • Deixe o banheiro sempre pronto para usar: papel higiênico à mão, sabonete e itens de higiene, além de alguns remédios à disposição também são bem legais.
  • Na cozinha, deixe água à disposição e apresente a cozinha toda aos convidados. Deixe eles bem à vontade para pegarem qualquer coisa.
  • Se seus hospedes acordam mais cedo que você, é legal deixar na noite anterior uma cafeteira disponível com pó de café do lado, ou até acordar cedinho e fazer um café (e depois voltar a dormir! rsrsrs)

E claro, aproveite os convidados na sua casa, converse bastante, mate as saudades e descanse um pouquinho longe do dia-a-dia corrido! 😉

rede

Curtiu as dicas pra esse Carnaval?

Então se prepara pra começar uma vida mais organizada: dia 5 de Março começa a SEMANA DA ORGANIZAÇÃO, meu evento 100% GRÁTIS e 100% ONLINE onde eu te ensino como começar a se organizar!

Depois do Carnaval o ano começa, hein? Hora de colocar suas resoluções de ano novo em prática!! Vem comigooo: www.semanadaorganizacao.com.br