O Natal vem vindo, vem vindo o Natal…

Pois é galera, já falamos aqui dos preparativos do Natal que exigiam maior antecedência (clique aqui para ver). Mas agora faltam apenas 20 dias e temos muitas coisas à fazer!!

Vamos listar?

1) Convide os amigos e familiares JÁ!

Faça sua lista de convidados e mande e-mails. Vale uma ligação também! Natal é uma data importante que envolve espírito de família, uma ligação não custa nada. Receber o convite pessoalmente por telefone faz toda a diferença!

Informe o horário, o que a pessoa deve levar (se for o caso) e se haverão brincadeiras ou troca de presentes.

2) Decoração

Se já montou a árvore (era dia 1º, lembra? ) veja se precisa comprar mais enfeites para a árvore ou para a casa. Compre logo, pois as lojas já estão lotadas!

Analise sua louça  e veja se é necessário comprar uma quantidade maior, agora que você já sabe quem vem, dá pra contabilizar.

Tem pratos, talheres e copos para todo mundo? Precisa de produtos descartáveis?

arvore de natal

3) Cardápio

Monte o cardápio da noite de Natal e o que dá para comprar com antecedência. Tudo que for não perecível, você já compra agora e evita filas. Deixe apenas as coisas perecíveis para comprar o dia. No dia não esqueça de comprar gelo para as bebidas (gelo normal para gelar as bebidas ou filtrado para colocar nos copos). O Natal no Brasil é numa época muito quente, então tudo deve estar bem geladinho.

Você pode montar sobremesas em potes individuais, assim evita desperdícios no dia seguinte.

Organize-se para não surtar ao fazer a ceia de Natal. Veja se vai comprar a ceia em algum lugar, se vai colocar uma cozinheira para fazer ou se você mesma vai fazer. Nesse caso, chame alguém para te ajudar, peça para chegar mais cedo e participar dessa parte.

4) Presentes

Como você faz com sua família? Todos dão presentes pra todo mundo? Fazem amigo oculto? Verifique isso pois, no caso de amigos secretos, muitas vezes você tem que fazer o sorteio antes com todo mundo.

Aqui em casa fazemos o “Amigo olhudo”, conhecem? É uma brincadeira que surgiu há alguns anos aqui em casa onde não há sorteio. Cada um traz um presente bem genérico (que sirva pra homens e mulheres, de preferência). Pode ser bom ou ruim, estipulamos sempre um valor em torno de R$ 50,00, mas vale o que você e sua família preferirem.

No dia do Natal, todos trazem seus presentes embrulhados e colocam em cima da mesa. Sorteamos na hora um nome, que pode escolher um presente qualquer e deve abrir para todos verem. O próximo sorteado pode escolher se quer roubar o presente dos anteriores ou abrir um novo presentes da mesa. E assim vamos noite à dentro, um roubando presente do outro. O mais engraçado é que Às vezes a pessoa escolhe um presente muito ruim e à partir daí ela fica fazendo propaganda para que outras pessoas roubem o presente dela, assim ela pode escolher um novo presente.

É bem divertido e dinâmico! Vale à pena tentar na sua casa também.

presentes de natal

5) Tradições

Dependendo de sua religião, você e sua família podem falar à respeito do Natal na hora da ceia. Lembrar do verdadeiro sentido do Natal, enfim…

Aqui em casa, antes da ceia, sempre lemos algumas frases legais sobre o Natal. Eu faço uma seleção de frases e imprimo. Coloco embaixo do prato de cada um e depois de lermos fazemos uma reflexão sobre o Natal.

A reflexão pode ser feita de acordo com a sua religião, ou com as religiões das pessoas que estão na festa. É importante saber o ponto de vista de todos também. Pense nisso…

6) Natal com crianças, um caso à parte…

Se houverem crianças no Natal, é importante que hajam atividades envolvendo a criançada. É uma data muito importante para as crianças, envolve muita magia.

Filmes e desenhos na televisão, papéis com desenhos para colorir, alguém vestido de Papai Noel para entregar os presentes, comidinhas especiais para os pequenos e até brincadeiras para encontrar presentes, fazem as crianças se divertirem e participarem dessa festa maravilhosa.

7) Prepara!

Alguns dias antes da festa, é importante fazer uma faxina completa na casa. Deixe a casa bem limpinha e arrumada!

Existem coisas básicas que devem estar à disposição dos convidados no dia da festa:

– No lavabo:  toalhas limpas, estoque de papel higiênico, fio dental,alguns remédios básicos (anti ácido, remédio para dor de cabeça, etc…) e um aromatizador de ambientes para manter o ambiente cheiroso;

– Na área da festa: deixe à disposição muitos guardanapos, balde com gelo, palitos, copos limpos.

Aqui você confere um post que fiz sobre pequenas recepções e, se você vai receber hóspedes, confira aqui as dicas para deixá-los confortáveis.

familia natal

 

Contem aqui se vocês fazem alguma coisa diferente ou se tem alguma dica à mais sobre o Natal!

Beijos para todos.