Como organizar o cardápio da casa

Ter um cardápio para a casa facilita muito a nossa vida. Eu vou dar alguns exemplos do que faço na minha casa e assim vocês podem adaptar à realidade da casa de vocês.

comida

Com um cardápio para seguir você consegue diversificar bastante as refeições na casa, não repetindo muito as opções de peixe ou carne e consegue se programar para fazer suas compras no supermercado.

Aqui em casa eu costumo analisar todos os pratos que vou fazer durante a semana antes ir ao mercado e comprar o que preciso para fazê-los. Vou ao mercado semanalmente, assim não entulho minha despensa com coisas que vão estragar depois e consigo me programar melhor para fazer as coisas. Quando eu fazia compras mensais, sempre tinha que voltar no mercado ou comprar em algum lugar mais perto o que ia acabando semanalmente, logo comecei a me programar para ir ao mercado 1x por semana que seria mais fácil!

Vou disponibilizar aqui um cardápio modelo, que eu usava na minha casa (é só clicar aqui). Ele tem 4 semanas de refeição. Com base nele, você pode montar um cardápio para sua casa alterando os pratos para os da preferência de sua família. FAZER o cardápio é a parte mais chata, mas depois de pronto você vai ver que facilita MUITO!! Se você tiver uma empregada ou cozinheira, deixe as receitas dos pratos junto com o cardápio, assim você facilita para que tudo saia da maneira que você e sua família gostam.

*Eu disse USAVA pois a alimentação toda daqui de casa mudou nas últimas semanas, em breve falarei disso! 😉

OBS:  Sempre faço um prato no jantar que serve pro almoço do dia seguinte também e sempre temos pelo menos um dia Off, ou seja, um dia em que vamos comer fora ou apenas pedir alguma coisa em casa mesmo, afinal precisamos de um descanso, né? Por isso você vai perceber que o cardápio só tem opções de segunda à sábado.

Se você tiver crianças, que cansam mais facilmente dos pratos, você pode propor que no final de semana a família tenha uma rotina diferente e ao invés de terem um jantar no sábado, vocês podem pedir ou fazer pizzas, salgadinhos, cachorro quente e lanches diversos. É uma boa maneira de abrir uma exceção e ensiná-los a deixar apenas para o final de semana as comidas tipo fast-food.

COMO-ENSINAR-SEU-FILHO-A-COMER-LEGUMES

Você já tem algum tipo de cardápio em casa? Comente aqui e divida suas experiências com a gente!

Enjoy.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *