Organizando a geladeira

Uma geladeira organizada pode fazer muita diferença na hora de escolher os alimentos para cozinhar, encontrá-los com facilidade, evitando que a porta fique aberta por muito tempo e ainda gera economia na hora das compras, pois você sabe muito bem o que tem dentro dela e o que precisa ser comprado.

Para começar a organização, faça uma limpeza dentro da geladeira. Passe um pano limpo e úmido em todas as prateleiras, gavetas e porta. Para evitar cheiro dentro da geladeira, o ideal é que você faça uma limpeza rápida toda semana. Verifique sempre se há alimentos vencidos e retire-os da geladeira, faça a limpeza e reorganize a geladeira.

Você pode colocar uma pedra de carvão (dentro de um potinho aberto) no fundo da geladeira, para absorver os odores. É importante verificar sempre a vedação da borracha da porta da geladeira, pois uma borracha velha pode fazer com que o ar saia por essa brecha e compromete a refrigeração dos alimentos.

Para colocar os alimentos dentro da geladeira, você deve seguir a necessidade de refrigeração de cada alimento, conforme abaixo:

1) Gaveta inferior: normalmente é uma gaveta bem grande e ali devem ficar os legumes e verduras. Você pode separá-los em saquinhos do tipo ZIPLOC para facilitar a identificação e separação;

2) Última prateleira, em cima da gaveta de legumes: você pode colocar as frutas ali, soltas, em bandejas ou em saquinhos ZIPLOC também;

 3) Prateleiras do meio: coloque ali as sobras de alimentos, sempre em potes fechados (com tampa ou vedados com filme plástico. Nestas prateleiras você pode colocar também carnes em fase de descongelamento (sempre dentro de potes fechados).

4) Prateleira superior: guarde sobremesas e refrigerantes aqui;

5) Gaveta superior: tudo que precisa de maior refrigeração deve ficar aqui, a manteiga, o iogurte, patê, queijos, etc…

6) Porta da geladeira: coloque ali as caixas de suco, leite, maioneses e molhos. NÃO coloque os ovos na porta, mesmo que você tenha aquele porta ovos, pois a vibração e o abre e fecha da porta, alteram muito a temperatura dos alimentos que ali estão e podem estragar o ovo.

  2Comentários

  1. Pingback: Armazenando os ovos | Reorganize.com.br

  2. Mary   •  

    Adorei seu site!!!
    Parabéns pelas dicas, até me fez lembrar que preciso limpar minha geladeira, vou fazer isto agora até deu mais inspiração.

    ♥ Mary ♥

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *