Organizando os documentos

Você separa seus documentos? Ou apenas coloca todos em uma pasta? Ou pior, não faz nem um nem outro??

Organizar os documentos é MUITO importante. Um dia você pode precisar e vai ser uma loucura procurar anos de contas pagas dentro de uma caixa ou espalhados pela casa, certo? Portanto, vou dar algumas dicas para começar a organizar suas contas e documentos.

Existem várias maneiras e você deve utilizar a que melhor se adaptar a sua necessidade.

Aqui em casa, por exemplo, eu tenho uma “caixa de entrada” de contas pagas. Nada mais é do que uma caixinha onde eu literalmente jogo todas as contas que já foram pagas. No final de cada mês, sento com calma e guardo em uma pasta sanfonada que tem uma aba para cada tipo de conta (luz, gás, internet, condomínio, etc…). Você também pode arquivar as contas por mês ao invés do tipo de conta se preferir, as técnicas de organização devem se adequar ao seu dia a dia.

Pode ser uma pasta sanfonada, um mini arquivo organizador com pastas suspensas ou até mesmo um fichário com plásticos identificados.

Quando o ano acaba, a pasta também acaba. Abrimos uma nova pasta para as contas do ano seguinte.

Em relação aos documentos do dia a dia (certidões, documentos de carro, certificados, etc…) tenho uma pasta sanfonada só para isso.

Seguem alguns modelos de pastas e arquivinhos:

 

E por quanto tempo devemos guardar cada documento ou conta? Fiz um documento bem bonitinho com a relação de documentos e quanto tempo guardar. É só clicar no link abaixo, imprimir e começar a organizar seus documentos. 😉

Reorganize seus documentos