Aprenda receita caseira para limpar micro-ondas e fogão – Participação no Programa É de Casa (Rede Globo)

Bom, sei que muita gente acompanha o blog também pelo Facebook ou Instagram e já deve ter visto a minha participação no último Programa “É de Casa”da rede Globo, que foi ao ar (ao vivo) no sábado, dia 28/11. Mas, pra quem não viu, seguem os links com os vídeos dos meus minutinhos de fama ao lado da Patrícia Poeta.. 😉

Como tv ao vivo é sempre muita correria, talvez algumas dicas de misturinhas não tenham ficado claras, então coloquei as receitas abaixo:

edecasamicro

  • Para limpeza externa do Micro-ondas: utilize apenas pano úmido com um pouquinho de detergente para tirar a gordura. Qualquer outro produto, principalmente os abrasivos, podem ajudar a amarelar o seu aparelho (que já costumam amarelar a parte plástica com muita facilidade);
  • Para limpeza interna: coloque um pote refratário (que possa ir ao micro-ondas) com 2 xícaras e água e 1 colher de sopa de vinagre de álcool (ou esprema o suco de limão). Deixe lá dentro e ligue o aparelho por 30 segundos (se estiver muito muito sujo, 1 minuto). Em seguida, passe um pano úmido que toda a sujeira vai sair.
  • Para proteger da maresia: se você mora em um local próximo ao mar, depois da limpeza semanal, passe um paninho úmido com um pouco de sabão de côco (aquele em barra mesmo). Isso vai criar uma película que protege de gordura e de maresia.
  • Para pontos de ferrugem: se o seu aparelho já se encontra com alguns pontos de ferrugem, lixe essa ferrugem (bem de leve) com uma lixa de parede fininha. Depois passe um pano seco para tirar esse pó de ferrugem e pinte com um esmalte branco por cima (esmalte de unha mesmo). Isso vai evitar que a ferrugem se espalhe mais ainda.

Veja os vídeos na íntegra no GSHOW

Aprenda receita caseira para limpar micro-ondas
http://gshow.globo.com/programas/e-de-casa/videos/t/cenas/v/aprenda-receita-caseira-para-limpar-micro-ondas/4640123/

Especialista dá dicas para limpar o fogão
http://gshow.globo.com/programas/e-de-casa/videos/t/cenas/v/especialista-da-dicas-para-limpar-o-fogao/4640118/

edecasafogao

  • Para limpeza das bocas do fogão: retire as bocas e coloque em uma bacia com água quente (o bastante para cobri-las, suco de 1 limão, 3 colheres de sopa de vinagre e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe de molho nessa solução durante 10 minutos. Isso vai facilitar muito a retirada de gordura e daquelas manchas que ficam na boca do fogão. Depois, basta esfrega-las com palha de aço debaixo d’água com detergente.
  • Para limpeza da mesa do fogão: borrife vinagre de álcool e deixe agir por 1 minuto, venha com uma esponja úmida e com detergente (parte macia, para não riscar a mesa do fogão) e esfregue a gordura que está no fogão. Se houver muita gordura e restos de óleo, retire o excesso com papel toalha antes. Depois passe um pano úmido para retirar o detergente e passe outro pano com um pouco de vinagre, para deixar a mesa do fogão brilhando!
  • Para limpeza do forno: os excessos de gordura e óleo também devem ser retirados com papel toalha antes, depois você pode borrifar vinagre de álcool em toda a superfície e jogar bicarbonato de sódio por cima. Vai começar a borbulhar! Aguarde uns 10 minutos para passar uma pano úmido e tirar o excesso (que sai junto com a gordura). Talvez seja necessário repetir essa operação, se estiver muito sujo. Essa misturinha de vinagre e bicarbonato também serve pro vidro do forno.

Veja os vídeos na íntegra no GSHOW

Aprenda receita caseira para limpar micro-ondas
http://gshow.globo.com/programas/e-de-casa/videos/t/cenas/v/aprenda-receita-caseira-para-limpar-micro-ondas/4640123/

Especialista dá dicas para limpar o fogão
http://gshow.globo.com/programas/e-de-casa/videos/t/cenas/v/especialista-da-dicas-para-limpar-o-fogao/4640118/