Relato de uma procrastinadora anônima

O que é?

Procrastinação: a arte de procrastinar…trocando em miúdos, a arte de “ficar em casa vendo os compromissos apitarem no celular e ir dando um jeitinho de adiar pra amanhã, depois de amanhã e depois, e depois…

Sei que se fala muito sobre procrastinação e vemos muitas dicas por aí, pessoas falando que não podemos procrastinar, que temos que entender que isso faz mal e etc…

A gente pensa que é fácil, mas como diria Milton Nascimento: “Mas é preciso ter força, é preciso ter raça é preciso ter gana sempre!!”

Portanto, leia agora até o final. Não deixa pra amanhã não tá? haha

Ok, falar isso é muito fácil (ou nem tanto) mas pra mim é, porque já estudei muito a arte de procrastinar (ou melhor, a arte de tentar não procrastinar). hahahaha

Sim, eu sou uma procrastinadora de “carteirinha”. Se deixar, vou deixando pra amanhã, e depois de amanhã. Me pego negociando comigo mesma e me dando as mais diversas desculpas pra adiar qualquer coisa e ficar na minha caminha, pra fazer uma tarefa mais fácil, ou simplesmente pra não fazer nada. Você já se sentiu assim? Então vem comigo porque eu já estudei MUITO sobre isso e sei o que funciona de verdade.

Mas como faz isso na prática? Como realmente parar de procrastinar e começar a fazer o que é importante hoje e o que é menos importante amanhã (ou nunca).

Para isso precisamos usar alguns artifícios, que eu sei que vão demorar alguns dias pra entrar na sua rotina, mas você vai ver como facilita:

  • Faça sempre uma lista de TODAS as coisas que você tem que fazer no dia, na semana e no mês;
  • Se o objetivo for muito grande (ou pelo menos parecer muito grande) divida em pequenos “objetivinhos”, pequenas atividades que te fazem chegar ao grande objetivo;
  • É importante você definir O OBJETIVO. O seu propósito. Enfim, onde você quer chegar, pois TODAS as suas ações (e negações também) tem que ir de encontro ao seu propósito. Se você ainda está em dúvida sobre o seu, calma. Dá uma lida nesse post AQUI e veja se clareia um pouquinho a mente. ***
  • Colocar o telefone no modo avião é essencial pra que você foque durante o tempo necessário, depois faça uma pausa para checar o celular e ainda uma pausa para descansar (fazer algo que “limpe” sua mente, como ver tv, ler algum artigo interessante, ver um vídeo bobo no youtube). Vá fazendo isso repetidas vezes ao dia.
  • Checar e-mails somente 3x por dia (estipule horários, ninguém vai morrer se você não responder um email em 3 ou 4 horas). Agora, fecha o e-mail MESMO!!

  • Quando começar a procrastinar, vá caminhar! Sério… se você está fazendo isso no trabalho ou na vida: pára tudo e vai caminhar, fazer alguma atividade física. Você libera hormônios no corpo que te ajudam à “seguir em frente”.
  • Quando se pegar fazendo alguma tarefa que não estava na listinha. Pare e pense: essa tarefa vai me fazer chegar ao meu propósito?
  • Entenda que existem tarefas que você NUNCA vai fazer. Ao fazer aquela listinha lá de cima, separe as tarefas que você pode fazer algum dia quando tiver tempo ou nunca. Sim, entenda que o nunca pode existir e relaxe com isso. Você vai conseguir viver e tudo vai dar certo mesmo sem fazer aquilo;

  • E última dica, vinda de uma procrastinadora nada e que tem isso na veia: quando sentir que está começando a procrastinar (sabe, aquele momento, quando você pensa assim “pô, hoje é segunda, mas se eu trocar meus dias de malhação pra terça e quinta vou me sentir melhor”- e você sabe que no fundo é mentira) pare tudo e converse com você mesmo: “Eu não vou procrastinar, só por hoje. Amanhã eu procrastino, mas hoje não!!” (tipo Alcoólicos anônimos mesmo tá?). E quando você fizer a tarefa que queria adiar, comemore! Você merece comemorar todas as pequenas vitórias.

E você, está procrastinando?

Não deixa pra depois não, que o momento de começar a se organizar é AGORA! Na Semana da Organização, de 5 a 12 de Março!

100% ONLINE e 100% GRÁTIS, sem sair de casa, sem gastar nadinha, eu te ensino a começar a se organizar do ZERO! Vem comigoooo e não procrastine! www.semanadaorganizacao.com.br

Beijos mil!