Como organizar a mudança e não surtar.

Pois é, quando o assunto é mudança, acho que todo mundo tem uma histórinha ruim ou no mínimo engraçada pra contar, certo?

Calma! Vamos começar do começo…Como o próprio nome já diz, é um período de mudanças, onde é tudo novo e a probabilidade você ficar maluquinha é enorme!! rsrs

A primeira dica que eu dou é: Relaxa! sempre tem uma coisinha que não vai sair do jeito que você esperava, daqui há 6 meses você ainda vai achar que sua casa precisa de muitos retoques (mesmo que não precise) e você não vai conseguir fazer tudo sozinha (pelo menos não em tempo hábil), por isso PEÇA AJUDA!! Pode ser ajuda de uma Personal Organizer (Oi!? Me chamou? rsrs), de parentes, do maridão (claro!!), vizinhos dispostos à ajudar, enfim…

mudança 1

Fase 1: Antes da mudança

Você deve programar a entrega de móveis novos na nova casa, providenciar a ligação de luz, gás, internet, telefone, etc…

Confira medidas dos cômodos, das portas, elevadores e escadas por onde os móveis vão passar e assim evitar dor de cabeça.

Providencie também a limpeza do local antes da mudança chegar.

Se você mora ou vai morar em condomínio, normalmente existem regras de dias e horários para descarregar mudanças. Não esqueça de avisar ambas as partes sobre a sua mudança.

Fase 2: Dias antes da mudança

Comece a embalar as coisas da casa. Vá embalando tudo o que você não usa no dia-a-dia: aquelas máquinas de waffer, espremedor de frutas, livros, louças de casamento, etc…

Deixe apenas as coisas essenciais para embalar no último dia.

Ao embalar coisas frágeis, não economize no plástico bolha, no papelão e no jornal. Identifique bem todas as caixas, detalhando tudo que está dentro daquela caixa e para que cômodo ela deve ser levada. Coloque setas nas caixas frágeis para indicar de que lado a caixa deve ser transportada.

Aproveite esse momento em que você terá que pegar cada objeto da sua casa nas mãos para avaliar muito bem se você deve levá-lo, se já não é hora descartar ou doar aquilo. Aproveite, essa é a hora de se livrar de coisas inúteis!

Faça uma caixa especial: a caixa do primeiro dia! Coloque nela tudo o que você e sua família irão precisar para sobreviver no primeiro dia na casa, sem precisar surtar pela casa procurando tudo!

Coloque nesta caixa: produtos de higiene (shampoo, creme, sabonete), toalhas, jogo de cama, 3 mudas de roupa, pijama, chinelo, alguns pratos, copos e talheres e uma material de limpeza básico. Se tiver animais, faça uma bolsinha com as coisas do bichinho: potes de água, comida, saco de ração e coisas da higiene do animal.

Com esses ítens você vai sobreviver até o dia seguinte na sua casa nova e não vai precisar abrir todas as caixas para achar o básico.

 mudanca

Fase 3: A Mudança!

No dia da mudança, fique de olho enquanto o pessoal da transportadora tira tudo da sua casa e peça que alguém te ajude a receber as coisas na casa nova.

Na casa nova, vá indicando aonde devem ser colocadas as coisas que forem saindo do caminhão. Os móveis grandes (sofá, mesas, armários) devem ser colocados primeiro dentro de cada cômodo, só depois vem as caixas.

Pense em como você e sua família irão almoçar: ir à um restaurante enquanto a mudança não chega, levar o microondas antes para a casa e comprar congelados no dia, pedir uma quentinha, etc… Deixe pronto um lanchinho também, principalmente se tem crianças no meio da mudança, elas ficam entediadas e com fome rapidamente.

Fase 4: Arrumando as tralhas

Bom, no primeiro dia o essencial é arrumar o que se precisa pra viver. Comece pelo quarto onde você vai dormir (colocando aquelas coisinhas da caixa do primeiro dia) e arrume um pouquinho o banheiro e a cozinha. O básico pra vocês dormirem, tomarem um café-da-manhã e utilizar o banheiro.

No primeiro dia é isso! Comemore com a família a nova fase na nova casa e relaxe!

No dia seguinte você pode começar a abrir as caixas. Sempre que você abrir uma caixa tire tudo de dentro, mesmo que seja para colocar em um lugar provisório, mas se livre da caixa. Se não tiver onde colocar o conteúdo da caixa, não abra. Vá abrindo as caixas aos poucos e colocando no seu devido lugar. peça a ajuda das crianças nesse momento, elas vão adorar colocar as coisas no quarto.

brinde bebida

Fase 5: Pós mudança

Depois que você já se mudou, está tudo certo na casa nova é hora de cuidar da casa antiga. Pedir desligamento de luz, gás e água evita que no futuro cobrem valores que você não utilizou.

Ligue para todos os seus contatos que devem mudar o seu endereço. Suas contas, banco, assinaturas de jornal e revista, RH da sua empresa, etc…

Sim, mudança dá trabalho mas veja sempre pelo lado bom. Mudança é um momento de renovação, de mudança como o próprio nome diz. Aproveite esse momento para doar coisas que não usa mais, para comprar coisas que sempre quis, para fazer uma decoração diferente, enfim…Ouse!

mudança 2