Como organizar o trabalho em casa, o famoso Home Office! Com inspirações…

Trabalhar em casa pode parecer um sonho…  Se você trabalha em uma empresa, de 9h as 18h, de segunda à sexta deve achar que trabalhar em casa é o “melhor dos mundos” né?

Não é bem assim, vamos falar um pouquinho disso…

 home office

Hoje em dia, muitas empresas já tem alguns dias em que seus funcionários trabalham  home office ou até mesmo funcionários exclusivamente “remotos”. Essa ideia ainda não é muito difundida no Brasil, mas estamos crescendo e entendendo.

Eu, muitas vezes, fico trabalhando em casa, pois apesar da maior parte do meu trabalho ser na casa das pessoas, alguns dias envolvem o trabalho em casa. Nesses dias eu aproveito para me atualizar na área, fazer pesquisas, montar apostilas, cursos, responder emails, controlar o  blog, entre muitas outras coisas. Eu gosto muito de trabalhar em casa, mas confesso que no início foi bem difícil.

Sempre trabalhei em empresas com horários e dias fixos portanto, quando comecei a trabalhar em casa, foi uma confusão só!

O home office exige uma disciplina e organização incrível!! Quando você vem de uma grande empresa onde tem cobranças e metas estabelecidas por grandes cúpulas da empresa, é difícil se acostumar que agora a empresa é sua, as decisões são suas e as responsabilidades dos erros também são totalmente suas! Quando estamos em casa, principalmente nós mulheres, é muita fácil confundir o horário/papel de profissional, mãe, esposa, dona-de-casa, etc…

Se você pensa em trabalhar em casa, ou já trabalha e deseja melhorar seu rendimento, seguem algumas dicas:

  1. O primeiro e mais importante passo: tenha um “cantinho” que seja realmente seu escritório. Pode ser um mesinha, um cantinho no quarto, na sala, embaixo da escada, na garagem, enfim…mas não trabalhe com o computador no colo, toda torta no sofá.
  2. Esse cantinho deve ter tudo que você precisa para trabalhar bem: canetas, papel em branco, post it, impressora, caderno de anotações, agenda, adaptadores de tomada para computador e celular, telefone, calendário e relógio (caso você não use o do computador).
  3. Faça sempre planejamentos: anuais, mensais, semanais. E separe as prioridades por curto, médio e longo prazo.
  4. Deixe à mão e organizados os documentos e contas mais importantes.
  5. No final do dia repasse suas tarefas: veja o que você fez, o que deixou de fazer e o que deve ser incluído no dia seguinte. Já reprograme seu dia seguinte.
  6. Cheque seu e-mail todos os dias, mas cuidado pra não olhar toda hora. 2x por dia está de bom tamanho.
  7. Estabeleça horário para começar e acabar de trabalhar. Se você não fizer isso vai acabar começando as 8h e indo até as 2h da manhã. Principalmente se for dono do próprio negócio! É um vício, acredite em mim.
  8. Mostre para a sua família (isso inclui sua secretária, empregada, faxineira ou como você acha melhor chamar) que AQUELE é seu cantinho de trabalho e que o seu HORÁRIO de trabalho é de X à X  horas. Portanto, naquele horário e naquele lugar você não deve ser incomodada à não ser que tal coisa aconteça (deixe claro também em que momentos eles podem te chamar. É como se estivesse trabalhando em uma empresa.

E você, trabalha em casa? Tem mais alguma dica pra compartilhar?

Seguem algumas inspirações…

home1

home2

home3

home4

home5